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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

1,0

A água, essencial para a vida.

Hoje em dia, a escasses [escassez] da água é o assunto mais comentado no mundo inteiro, e é algo extremamente precioso e fundamental para todos nós como seres humanos. Afinal, a água é essencial para a sobrevivencia na terra [sobrevivência na Terra].

Desde a antiguidade ou melhor dizendo [Antiguidade, ou, melhor dizendo,] desde que sabemos por nossos conhecimentos que existe vida na terra [Terra], sem a água os seres humanos não conseguiriam suprir suas maiores necessidades [necessidades,] como primeiramente a higiene, a econômia [economia], agricultura onde era essencial no enriquecimento do solo ou seja com um solo fértil as pessoas poderiam se manter e se sustentar, mas tudo isso graças a água, nossa dádiva.

E hoje não é diferente, continuamos precisando da mesma forma dela e [e,] mesmo que pareça um problema ambiental [ambiental,] está mais envolvido [envolvida] uma questão social que envolve todos nós a buscarmos uma solução, o futuro da nossa humanidade esta [está] em nossas mãos.

Como é algo essencial para a vida, cabe ao estado garantir [Estado garantir,] pois é um direito de todos nós como cidadãos termos. precisamos [Precisamos,] de uma forma conjunta buscarmos [conjunta, buscar] medidas que tome [tomem] as melhores soluções possíveis. Que não corrompa nossa história de vida mas que contribua para que sempre tenhamos nossa maior dádiva que é a agua não em falta mas em abundância.
 

Comentário geral

Texto muito fraco. Infelizmente, nem chega a ser uma dissertação. Num português muito ruim, repleto de problemas e erros, o autor faz declarações banais, equivocadas e redundantes do primeiro ao último parágrafo.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) Não é verdade que a escassez de água seja o assunto mais comentado no mundo inteiro e, ainda que fosse, com base em que dados o autor faz essa afirmação? b) Dizer que a água é algo precioso e fundamental pois é essencial é chover no molhado... c) A água não é necessária só para os seres humanos.

2) Segundo parágrafo: a) o curioso é que em meio a todos os fatores que o aluno apresenta como primordiais não são primordiais. Basta lembrar que na pré-História da humanidade, não havia nem noções de higiene e nem agricultura e, mesmo assim, a água era fundamental para a sobrevivência. Precisamos de água, assim como precisamos de ar e de comida. Não conseguimos viver por muito tempo sem beber água. b) Na verdade, não sabemos por nossos conhecimentos. A necessidade de água é instintiva. Os animais, por exemplo, também "sabem" da necessidade de água para viver. c) O parágrafo, composto de um único período, perde o foco no final e é bastante truncado quanto à sintaxe.

3) Terceiro parágrafo: a) Não é diferente, nem poderia ser, pois a necesidade de água para a existência de vida é anterior à existência da humanidade. b) Evidentemente, o problema é ambiental. Num ambiente sem água, uma sociedade humana não pode nem se estabelecer, nem sobreviver. c) Está envolvida uma questão social que envolve é uma péssima frase, que denota pobreza do vocabulário e dificuldade de raciocínio.

4) Quarto parágrafo: a) Começa repetindo a banalidade de que a água é essencial. b) Bastava dizer: é um direito de todos nós, cidadãos. c) Medidas não tomam soluções. O que o aluno quer dizer é que se precida de medidas para solucionar o problema. Mas, o que se espera da redação, justamente, é que o autor diga quais são essas medidas, na opinião dele. d) Por que medidas para solucionar a escassez de água iriam corromper a nossa história de vida? Isso não faz sentido. e) O parágrafo se encerra de modo banal e redundante com a proposta de Buscar soluções para a falta de água que contribua para que tenhamos água sem falta mas em abundância. Se as soluções não contribuirem para isso, então, elas simplesmente não são soluções.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.0,5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.0,5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.0,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0,0
Total 1,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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