UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Proposta de março de 2008

Quais as condições necessárias para se atingir o sucesso profissional?

Não há como negar que o mercado de trabalho torna-se cada vez mais competitivo. Por outro lado, recentemente, as empresas têm revelado precisar de trabalhadores com qualificações específicas, de nível técnico ou superior, que estão em falta no país. Além disso, existem vários outros fatores que podem interferir na escolha de uma profissão ou na obtenção de um bom emprego. Sorte, vocação, talento, boa formação escolar, estar atento à demanda e às circunstâncias do momento. Quais as condições necessárias para se atingir o sucesso profissional?

Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas

Redação

Aluno:Raphael Elias dos Santos

Idade:***

Colégio:Colégio Nossa Senhora das Neves, Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio. Ibaiti- PR

8,0

A alma do negócio

Sucesso profissional não é sinônimo de sucesso financeiro. O último pode surgir como conseqüência do primeiro, todavia o que realmente caracteriza um empreendimento vitorioso é a realização pessoal, obtida unicamente mediante algumas qualificações, das quais o mercado de trabalho utiliza para distinguir protagonistas e coadjuvantes em seu espetáculo.

Primeiramente, competência. Sem ela, o indivíduo, incapaz de suprir todas as árduas exigências que lhe são impostas, acaba engolido pela concorrência, tornando-se mera estatística de desemprego. Nesse aspecto o estudo passa a ser crucial, não por garantir o êxito profissional, mas por inegavelmente representar um domínio, teórico ao menos, sobre ramos específicos. Basta tomar para exemplo os países desenvolvidos, onde em média o grau de escolaridade é de oito anos, ao passo que nos periféricos não ultrapassa os quatro anos.

Versatilidade também é fundamental. Estar atento às demandas do mercado e saber inovar diante delas são méritos raramente encontrados que, vistos pelos olhos do capitalismo, valorizam-se significativamente. Dogmas da lei da oferta e da procura.

Uma dose de determinação completa a "receita" do sucesso. Ela é o motor que impulsiona o ser humano a superar todas as adversidades, impedindo-o de recorrer à resignação quando suas aspirações parecem impossíveis e o mundo torna-se um campo de batalha.

Portanto, a chave para a carreira de sucesso está na mente, após um caminho que passa pela aprendizagem escolar, define metas, ganha confiança, disciplina e termina no empreendedorismo.

Comentário geral


A dissertação está bem focada no tema do sucesso profissional, como solicitava a proposta. O estudante apresenta um texto claro e bem organizado, em que a argumentação obedece a uma lógica interna. No entanto, não é certo que os quesitos mencionados para uma carreira de sucesso (competência, boa formação, versatilidade e determinação) estejam necessariamente relacionados à realização pessoal.

Aspectos pontuais


1) No primeiro parágrafo, o trecho assinalado em vermelho precisa ser reescrito, pois está confuso e tem uma sintaxe problemática. Uma sugestão para deixar o texto respirar seria dividi-lo em períodos mais curtos. Observe: "O último pode surgir como conseqüência do primeiro. Todavia o que realmente caracteriza um empreendimento vitorioso é a realização pessoal. Para atingi-la, são necessárias algumas qualificações. O mercado de trabalho se utiliza delas para distinguir protagonistas e coadjuvantes."

2) Procure evitar frases soltas, como no início do segundo parágrafo: "Primeiramente, competência."

3) O trecho assinalado no quarto parágrafo ("impedindo-o de recorrer à resignação quando suas aspirações parecem impossíveis e o mundo torna-se um campo de batalha") apresenta uma linguagem um tanto quanto pomposa. O texto ficaria mais fluente se a linguagem fosse mais simples e direta.

Competências avaliadas

Competência Nota
1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,5
2. Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,5
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,5
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação. 2,0
5. Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,5
Total 8,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host