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Proposta de julho de 2010

Por que o patriotismo brasileiro só se revela em época de Copa do Mundo?

Em ano de Copa do Mundo, o Brasil inteiro se pinta de verde e amarelo. Durante um mês, o país para suas atividades para torcer pela seleção e cantar o orgulho nacional. Todos os outros assuntos, de saúde a política, perdem a importância diante do futebol. Esse patriotismo temporário gera muita polêmica: alguns acreditam ser um momento de fortalecimento da identidade do povo; outros veem nesse campeonato a causa de um delírio nacional, em que o brasileiro deixa de acompanhar os fatos relevantes para a nação. Mas afinal, o que significa ser patriota? O interesse pela Copa do Mundo pode ser visto realmente como sinal de patriotismo? Qual é a importância desse sentimento para a nação? O que seria necessário para o brasileiro agir com patriotismo em outras situações do cotidiano?

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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

0,0

A Busca da Felicidade

O esporte agrega multidões. Desde [multidões desde] a Grécia Antiga, quando as pessoas se aglomeravam para assistir [assistir a] seus vários eventos esportivos em seus hipódromos e arenas, como até hoje, quando cidades inteiras 'param' por 90 minutos para que suas populações assistam aos jogos da Copa do Mundo de Futebol, por exemplo.

As competições, em si, refletem um desejo comum do ser humano, que é o de se destacar, de ser o melhor em algo, no caso, o esporte. É um ditado popular que 'família não se escolhe', mas nunca se ouviu falar, por exemplo, de um Gremista que é forçado a torcer pro Grêmio, ou de um Vascaíno que prefere o Flamengo.

O esporte, em geral, é uma das poucas coisas que, nos dias de hoje, ainda se tem liberdade para ser e viver da maneira que se bem entender. Não se exige 'carteirinha oficial', currículo, CPF, SIC ou RG para que alguém possa torcer para um time, ou para a seleção de algum esporte do seu país.

E é isso que torna o futebol, por exemplo, o esporte mais popular no Brasil.


O esporte é liberdade, e por mais alienado [alienada] que uma pessoa possa ser, invalidando [invalidar] a busca da felicidade desta mesma pessoa significa invalidar o poder que há em ser 'livre'.

Esta [Essa] é a grande vitória do esporte.

Comentário geral

O texto foi zerado pela fuga total ao tema proposto, já que trata de futebol, mas em momento algum discute patriotismo. Mesmo assim, seguem algumas considerações gerais.

A linguagem coloquial predomina nesse texto, que trata do tema de modo superficial, com exemplos banais e sem uma estrutura dissertativa. Faltaram dados informativos para dar credibilidade à análise. O resultado ficou precário.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: o segundo período do primeiro parágrafo apresenta problema sintático, pois todo ele faz uma indicação temporal (oração subordinada) para uma informação principal que não aparece (oração principal). Um jeito simples de resolver isso é ligar essa informação ao período anterior, como foi sugerido no texto.

2) Segundo parágrafo: as comparações feitas no segundo parágrafo (família não se escolhe, mas time de futebol sim) ficaram confusas e coloquiais demais para uma dissertação.

3) Terceiro e quarto parágrafos: as informações são complementares e não devem estar em parágrafos separados. Quanto ao conteúdo informado, esse é bastante questionável, já que a liberdade de torcer não é um privilégio do futebol, o que derruba o argumento apresentado.

4) Quarto parágrafo: os parágrafos finais também ficaram muito vagos, afinal, o que significa invalidar a busca da felicidade? Que relação tem isso com o futebol?

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.0,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.0,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.0,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0,0
Total 0,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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