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Banco de redações

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

4,5

A busca pela boa forma tem seu preço

Nos dias atuais a busca pelo corpo perfeito, o consumismo e a beleza considerada "padrão" andam lado a lado [lado,] tendo como grandes artistas o espelho do corpo escultural que a mídia faz questão em [de] transmitir a todo momento, os vestidos caros, as dietas exóticas e entre outros.

Jovens e adolescentes são os maiores influenciados pelo consumismo com tantos medicamentos de fácil acesso que promete o emagrecimento em dias sem esforços, suplementos, cirurgias e algumas outras substancias injetáveis sem nenhuma orientação de um profissional e qualquer preocupação com a saúde e os riscos dos efeitos colaterais. [Jovens e adolescentes são os mais influenciados pelo consumismo, devido aos medicamentos de fácil acesso que prometem o emagrecimento em dias, sem nenhum esforço; aos suplementos, às cirugias e a outras substâncias injetáveis, tudo isso sem nenhuma orientação de profissionais e qualquer preocupação com saúde e com os riscos dos efeitos colaterais.] A mídia tem uma grande parcela [de culpa] nisso tudo levando [por levar] todos a [à] corrida da boa forma alienando a sociedade que quanto mais você consumir [forma e fazer a sociedade crer que, quanto mais consumir, tanto mais facilmente] terá o padrão de beleza impostos pelo os mesmo [justamente pelos próprios meios de comunicação].

Portanto [Portanto,] os órgãos competentes devem criar leis para que a venda e a compra desses remédios sejam fiscalizados, os jovens sejam conscientizados através de palestras em escola do risco que a busca do corpo perfeito podem [pode] gerar e entender que cada corpo tem o seu limite.
 

Comentário geral

Texto regular, que até tem algum conteúdo, mas expresso de maneira confusa, quase caótica. O aluno abusa de frases longas e, como resultado, mistura ideias, cria trechos ambíguos ou obscuros, dando uma demonstração de que tem dificuldades com a comunicação escrita. De resto, ele tenta abranger coisas muitos diferentes relacionadas ao mesmo problema, mas não consegue fazer isso com um mínimo de precisão ou clareza. O segundo parágrafo ainda possibilita a compreensão do leitor e pode ser reescrito de modo mais organizado, conforme as sugestões em verde. O terceiro parágrafo, apesar de apresentar sugestões banais, que podem ou não surtir efeito, pelo menos é um parágrafo escrito com um mínimo de organização e clareza.
 

Aspecto pontual

Primeiro parágrafo São tantas as ideias que o autor tenta transmitir numa única frase (marcada em vermelho), que o conjunto acaba não fazendo nenhum sentido.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.0,5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,0
Total 4,5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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