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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

5,5

A conscientização é fundamental

Um assunto bastante comentado nos últimos anos foram as mudanças climáticas em todo o mundo, onde [pois] a natureza vem mostrando sua força e muitas vezes acaba matando centenas de pessoas. E essa é uma das muitas desculpas utilizadas pelo nosso governo para que a população não venha culpá-lo pelas tragédias ocorridas. Mas afinal, de quem é a verdadeira culpa?

Podemos perceber realmente que o clima está sofrendo muitas alterações, porém sabemos que essas catástrofes acontecem praticamente todos os anos, portanto é preciso que nossos governantes tomem alguma atitude, para tentar solucionar ou, no mínimo, amenizar esses problemas para que assim possa [e] evitar tantas mortes.

De fato, o governo precisa melhorar muitas coisas, mas não adianta o governo fazer as mudanças se a população não mudar seu pensamento e ver [vir] que temos também uma parcela de culpa em tudo isso, as [isso. As] enchentes que ocorrem podiam ser evitadas se simplesmente as pessoas não jogassem lixos no chão e se o governo mandassem [mandasse] fazer a coleta diariamente, tudo isso podem poupar [diariamente. Tudo isso pode evitar] que os bueros [bueiros] se entupam, deixando a passagem livre para a água no momento de chuva. E assim [Assim] podemos notar que simples ações como essas salvariam muitas vidas.

É preciso que todos se conscientizem e faça [façam] a sua parte em vez de ficar procurando quem é o culpado, pois governo e população unidos trariam grandes resultados e [resultados,] evitariam grandes estragos e altos custos em ter que construir centenas de casas, reconstruírem cidades e muitas pessoas não perderiam seus familiares.
 

Comentário geral

Texto superficial, com argumentação frágil e conteúdo repetitivo. O autor limitou a análise a considerações genéricas sobre o problema, como culpar o governo ou dizer que todos devem fazer a sua parte. Em vez de apresentar propostas, fez apenas duas sugestões simplistas: que as pessoas não joguem lixo no chão e que o governo mande coletar o lixo diariamente. Isso é pouco para fundamentar uma boa análise.
 

Aspectos pontuais

1) Segundo parágrafo: a) não há referente claro para “catástrofes” no parágrafo; b) não há informação nova no parágrafo, que apenas repete genericamente o que foi dito na introdução e pede “atitude” dos governantes, sem especificar que ações precisam ser realizadas.

2) Terceiro parágrafo: novamente fala de mudanças que devem ser feitas pelo governo, mas não explica quais mudanças nem quais órgãos do governo devem cuidar disso.

3) Quarto parágrafo: o texto fecha com um clichê (“é preciso que todos se conscientizem e façam sua parte”), uma expressão desgastada típica do senso comum que não informa nada.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,0
Total 5,5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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