UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Proposta de agosto de 2009

Toque de recolher protege juventude e sociedade?

O toque de recolher, à noite, para menores de 18 anos tem sido visto por algumas autoridades como o grande trunfo no combate às drogas e às infrações juvenis no país. Já foi implantado em vários municípios de São Paulo e também no Paraná. Os jovens não podem frequentar bares, lanchonetes, lan houses ou bailes após certo horário. Uma parte da sociedade, porém, está chocada com o que chama de preconceito inconstitucional de juízes e incompetência educacional e social do Estado. O que você acha: o toque de recolher realmente protege a juventude e a sociedade?

Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

0.0

A decadência da juventude

O toque de recolher seria essencial para os jovens evitarem o uso de entorpecentes e bebidas alcóolicas [alcoólicas], porém com essa sociedade decandente que está evoluindo seria uma perda de tempo.
A juventude, sendo uma fase de maturidade, sobretudo de responsabilidade, é uma fase que obtenha [vive] muitos limites e precauções[?].Contudo, a falta de fiscalização noturna levaria a sociedade em [a um] mal-estar e inúmeros [atos?] de violência.

Segundo[?], majotariamente dos jovens argumentam que o toque de recolher é uma constituição[?] infantil, porém, para não delinquir e cometer negligência é a melhor maneira de não causar violência.

Portanto[,] recomendaria que o toque de recolher seria o intróito[?] da responsabilidade da juventude[;] porém a intui-se [?] que protege realmente os jovens a restringir o uso de entorpecentes e violência. Com isso os jovens obterão o incremento de devaneio dos estudos convenientes.


Comentário geral

A começar pelo título, o autor deixou-se levar por "palavras bonitas", cujo significado desconhece e ouviu em algum lugar; não sabe, portanto, usá-las, muito menos para argumentações. O resultado, como se vê, é um texto incapaz de fazer qualquer sentido e exprimir o que seu autor pensa; ao contrário, cria paradoxos e incoerências.

Aspectos pontuais

1) A palavra decadência refere-se a algo que decai, que vai sendo aos poucos destruído, ou ao declínio de algo que existe de longa data. Por isso, talvez não seja a melhor palavra para definir juventude. Talvez o autor quisesse dizer: destruição, devassidão, depravação da juventude.

2) No primeiro parágrafo, usa-se novamente a palavra decadente, para indicar uma sociedade que está evoluindo. Criou-se um paradoxo por desconhecimento dos significados. Ora, o que decai não evolui. O que, talvez, o autor queira dizer é que: essa sociedade está cada vez mais decadente, por isso, o toque de recolher seria uma perda de tempo.

3) No quarto parágrafo, tentando fechar com "chave de ouro" um texto que não se entendeu, o autor usa uma construção absurda; o que é "o incremento de devaneio dos estudos convenientes"?

Problemas mais graves

Não se entende nada, infelizmente. Afinal, o toque de recolher é útil ou inútil?

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.0.0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.0.0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0.0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.0.0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0.0
Total 0.0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host