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Proposta de setembro de 2009

Como você encara os cursos a distância e as universidades virtuais?

A chamada Educação a distância (Ead) é o processo de ensino-aprendizagem em que professores e alunos não precisam estar fisicamente juntos, pois se encontram conectados por tecnologias telemáticas, como a internet. Recursos de Educação a distância já são muito utilizados pelas escolas tradicionais. Aliás, o próprio Banco de Redações se fundamenta na interatividade entre os usuários do UOL e uma equipe de educadores. Desde o início desta década, têm se desenvolvido os cursos de graduação a distância, que o aluno conclui sem praticamente ir à universidade. Há quem veja a inovação com bons olhos. Há quem lhe seja contrário. Como você se posiciona nesse debate?

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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

6.5

[A] Descoberta de um novo mundo.

Cada vez mais, percebe-se que o mundo está cabendo [cabe] na tela de um computador. Principalmente o mundo da educação, pois os instrumentos tecnológicos proporcionam um suporte maior para o estudante, como a descoberta [estruturação? Invenção?] da educação a [ou à] distância. No entanto, esta [essa] nova fase vivida pela educação, pode acarretar em profissionais incapazes de exercer adequadamente sua profissão.

É verdade que não se pode negar o avanço da tecnologia no mundo. Ela[,] de modo geral[,] trouxe benefícios para a educação[,] assumindo assim, uma nova etapa através dos cursos a distância, o mais novo ensino adotado pelas faculdades. A praticidade dada por esses cursos está gerando alta quantidade de adeptos. Estes [são] geralmente pessoas que trabalham e não possuem tempo para freqüentar as aulas presenciais.

Em sua maioria, os cursos oferecidos na educação a [ou à] distância são licenciaturas, ou seja, para se tornarem professores no futuro. Com isso, esta nova modalidade ocasiona preocupação, pelo fato que [porque], se estes novos professores não exercerem com qualidade sua profissão[,] não prepararão como deveriam seus futuros alunos. Compartilhando assim, [alunos, contribuindo assim] para uma banalização dos cursos e dos profissionais[.] do mesmo

Dessa forma, para que a educação não se torne precária, é necessário que o órgão de fiscalização seja mais rígido nas vistorias dos cursos a distância,[;] pois é sempre bom que a educação esteja atualizada, empenhada para [em] uma boa informação e [na] aprendizagem do aluno. Isso ajudará a formar verdadeiros cidadãos.

Comentário geral

O texto está bem pensado, investe logo no início na imagem da tela do computador para nela inserir a educação a distância. É texto claro e eficiente.

Aspectos pontuais

1) Em títulos não se usa ponto final e o mesmo vale para subtítulos.

2) No primeiro parágrafo, o autor separou o sujeito de seu verbo, o que é considerado erro importante na gramática normativa. Assim, ...essa nova fase vivida pela educação pode acarretar em profissionais incapazes de...
Observação: há controvérsia entre os gramáticos quanto à existência da crase na expressão "a distância", como no primeiro e terceiro parágrafos. Alguns a consideram inexistente; outros, facultativa.

3) Cuidado com um jeito negativo de escrever: em dois momentos, no segundo e no quarto parágrafos, o autor afirma por negação o que poderia ser simplesmente uma frase afirmativa. Assim, "não se pode negar o avanço da tecnologia no mundo" poderia ser somente: Há grande avanço de tecnologia no mundo. E "para que a educação não se torne precária" poderia ser simplesmente: para que a educação se torne eficiente...

4) No terceiro parágrafo, perceba-se que houve ruptura sintática na construção da frase. O sujeito "os cursos oferecidos na educação a distância" deveria ser o mesmo da oração seguinte. Assim, o período precisaria trocar de verbo: Em sua maioria, os cursos oferecidos na educação a distância são licenciaturas, ou seja, formam professores no futuro.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1.5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1.5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1.0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1.0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1.5
Total 6.5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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