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Banco de redações

Proposta de setembro de 2009

Como você encara os cursos a distância e as universidades virtuais?

A chamada Educação a distância (Ead) é o processo de ensino-aprendizagem em que professores e alunos não precisam estar fisicamente juntos, pois se encontram conectados por tecnologias telemáticas, como a internet. Recursos de Educação a distância já são muito utilizados pelas escolas tradicionais. Aliás, o próprio Banco de Redações se fundamenta na interatividade entre os usuários do UOL e uma equipe de educadores. Desde o início desta década, têm se desenvolvido os cursos de graduação a distância, que o aluno conclui sem praticamente ir à universidade. Há quem veja a inovação com bons olhos. Há quem lhe seja contrário. Como você se posiciona nesse debate?

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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

7.5

A educação digital e o lucro real.

O ensino a [ou à] distância tem, ou pelo menos deveria ter, objetivos positivos. Como [, como] por exemplo, levar o conhecimento acadêmico a lugares de difícil acesso e proporcionar a possibilidade de uma graduação para pessoas que não tenham disposição de tempo para frequentar uma faculdade tradicional.

Contudo, com a grande oferta desses tipos de cursos [desse tipo de cursos] nos dias de hoje, podemos observar a deturpação dos reais valores que deveriam ser oferecidos por essas entidades. Estas, mostram-se muito mais voltadas ao lucro, devido à grande quantidade de [pessoas mais] interessados [interessadas] por [em] um diploma com menor custo do que o interesse [interessadas] em uma possível função social e educativa que deveriam proporcionar.

É certo que dentre elas exista uma minoria com cursos corretamente elaborados, com uma didática adequada, com conteúdo capaz de formar um profissional tão bom ou até mesmo melhor do que o de uma faculdade tradicional. Mas grande parte, visa apenas o lucro, como uma empresa privada qualquer.

Com a ininterrupta evolução tecnológica que presenciamos hoje em dia, é cada vez mais frequente a mudança daquilo que por longos anos foi tido como certo e rígido. Neste caso concreto, o método de ensino.

Não podemos negar, que o potencial de funcionalidade deste [desse] método de ensino é grandioso. Porém, deveremos regulamentá-los [regulamentá-lo] e padronizá-los [padronizá-lo] , para o bem de nossos futuros diplomados, consequentemente para nosso próprio bem.

Comentário geral

O texto está bem construído, com a argumentação bem executada parágrafo a parágrafo. Logo de início aparece o argumento, e há, além dos prós e contras, um final adequado. É bom exemplo de texto adequado ao Enem.

Aspectos pontuais

1) Em títulos não se usa ponto final e o mesmo vale para subtítulos.

2) Há controvérsia entre os gramáticos quanto à existência da crase na expressão "a distância", como no primeiro parágrafo. Alguns a consideram inexistente; outros, facultativa.

3) No segundo e terceiro parágrafos, houve um mesmo problema; os sujeitos foram separados de seus verbos por vírgula, o que é totalmente proibido segundo as normas gramaticais. Assim, respectivamente, no segundo e terceiro parágrafos, teríamos: Estas mostram que... e Grande parte visa ao lucro...

4) No quarto parágrafo, há um problema equivalente ao anterior. Desta vez separou-se o verbo de seu objeto direto. Atenção: Não podemos negar (oração principal, onde está o verbo transitivo) que o potencial de funcionalidade... (oração objetiva direta, funciona como objeto do verbo da outra oração).

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1.5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1.5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1.5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1.5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1.5
Total 7.5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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