UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

9,5

A educação militar e o respeito à individualidade

Instituições de ensino que utilizam a disciplina militar vêm se destacando pelo bom desempenho nos vestibulares com questões objetivas. A apresentação desses resultados é fator predominante para muitos apoiarem irrestritamente esse método de ensino. Entretanto, há certa discussão quanto ao uso da rigidez militar na educação primária e secundária, pois existem alegações de que essa não respeita a individualidade dos alunos.

O uso da disciplina é necessário na formação de pessoas. Pessoas que são ensinadas a respeitar a hierarquia a partir de seus primeiros anos de vida podem tornar-se cidadãos conscientes de seus deveres e direitos no futuro. Além disso, ser disciplinado ajuda o aluno consideravelmente em seu rendimento escolar, pois o prepara a ter um bom desempenho no cumprimento de tarefas.

Por outro lado, o uso da rigidez em excesso na disciplina militar pode causar prejuízos à individualidade do aluno. O estabelecimento de uma mesma tarefa a [para] todos de um determinado grupo não leva em conta características intelectuais e físicas [individuais], causando constrangimento e desmotivação àquele que falhar. Com isso, a tentativa de padronização imposta por esse método tende a bloquear o desenvolvimento de diversas competências e qualidades do aprendiz.

O uso equilibrado da disciplina na formação escolar traz, portanto, resultados positivos na educação dos alunos. Contudo, é necessário que a liberdade do aluno de expressar sua criatividade seja respeitada. Sem levar-se em conta este fator, corre-se o risco de que essas instituições estejam formando pessoas que, embora capazes de cumprir tarefas, não entendem o motivo de estas serem cumpridas.
 

Comentário geral

Texto muito bom, na medida em que preenche todos os requisitos exigidos de uma dissertação-argumentativa escolar. À exceção do trecho em vermelho no segundo parágrafo, os outros pequenos deslizes assinalados não são motivo de diminuição na nota da redação. De resto, o texto introduz corretamente o tema, faz reflexões que leva em conta os dois lados da questão, extraindo corretamente a conclusão de suas premissas. Evidentemente, pode-se questionar o estilo do autor, a falta de elegância em suas frases, as escolhas nem sempre muito adequadas do vocabulário, mas a prova de redação não é um concurso literário. O importante é compreender o tema e saber desenvolvê-lo, expressando com clareza e objetividade as ideias acerca dele.
 

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) por que restringir os vestibulares somente àqueles com questões objetivas? Principalmente, quando se considera que os colégios militares se destacaram no Enem, que inclui uma prova de redação. Bastava dizer vestibulares e ponto final. b) Não é a apresentação dos resultados, mas os resultados propriamente ditos que contam. c) fator predominante é um clichê.

2) Segundo parágrafo: o argumento é fraco, em primeiro lugar porque fala numa possibilidade: o respeito à hierarquia pode tornar. Então, não há uma garantia. Em segundo lugar, não há uma relação extritamente necessária entre o respeito à hierarquia militar e a consciência dos direitos e deveres. Do contrário, só os cidadãos formados em escolas miliatres teriam essa consciência, o que não é verdade.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.2,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.2,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.2,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.2,0
Total 9,5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host