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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

2,5

A ética familiar

Relativo [Relativamente] à formação da família e suas transmutações [transmutações,] é possível afirmar que os acontecimentos influenciam direto [direta] ou indiretamente na educação dos jovens. A facilidade dos meios de comunicação aliado [comunicação, aliada] à presença da mídia [mídia,] revela um novo modelo familiar, no qual as pessoas são alienadas de forma ostensiva e acabam seguindo um padrão oferecido erroneamente.

É perceptível que o fácil acesso as [às] mais novas formas de tecnologia expõe olhares ofensivos para a sociedade, fazendo-a refém das imagens criadas sinuosamente. Um grande exemplo é a novela “Babilônia” que expressa sentimentos e ideais distintos aos das famílias, alterando a educação base e intervindo, sobretudo, na formação dos jovens que evoluem com o pensamento confuso e imaturo.

Somado a isso, é nítido o poder controlador que a mídia está exercendo sob o espaço familiar, transmitindo papéis incentivadores com a finalidade de estimular desordenadamente as pessoas a acompanhar cada cena a ser transposta. O problema surge quando a ficção passa a ser realidade, tornando a tradição e a cultura de cada família aquém de uma situação favorável, no qual [nas quais] as funções que eram para ser dos pais passam a ser redigidas para manejo dos meios de vinculação.

A estrutura familiar, portanto, está sendo conturbada pela imagem que as pessoas passam a divulgar juntamente com os meios de comunicação. É oportuno desenvolver adaptações, cuja possam interferir nas simulações que a mídia procura exaltar, junto á [à] trabalhos socioeducativos que busquem conscientizar a sociedade que enxergam nesses papéis a sua realidade.
 

Comentário geral

Infelizmente, o texto é muito fraco, porque todos os seus parágrafos são marcados por trechos em que prevalece a obscuridade e a ambiguidade. Com muito esforço, o leitor consegue ter uma ideia do que o autor quer dizer, mas isso não foi dito de forma clara, adequada e correta. A escolha do vocabulário e sua combinação são de tal forma subjetivos e inusuais, que, de fato, o texto não consegue se comunicar com o leitor.
 

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) O que significa facilidade dos meios de comunicação? Talvez que eles tenham acesso fácil, mas é impossível ao leitor ter certeza. b) O trecho final também é incompreensível. Pessoas alienadas de forma ostensiva: como assim? A que padrão o autor se refere e por que ele é oferecido erroneamente?

2) Segundo parágrafo: a) Aparentemente, a tecnologia expõe imagens e não olhares e o que significa precisamente dizer que essas imagens foram criadas sinuosamente? b) Entende-se que o autor critica a novela por oferecer um padrão de família que lhe parece incorreto e prejudicial à formação dos jovens. Mas isso está dito de modo ambíguo e agramatical.

3) Terceiro parágrafo: Repete-se o mesmo problema: até se entendem as ideias, mas elas estão expressas de modo vago e difuso, sem a mínima objetividade. Contudo, a última frase, a ser redigidas para manejo dos meios de vinculação, não significa absolutamente nada, não faz sentido algum. Redigir significa escrever: quem escreve a função dos pais? O que são meios de vinculação?

4) Quarto parágrafo: além de apresentar os mesmos problemas dos anteriores, ainda tem como agravante problemas de concordância, regência e sintaxe.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.0,5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.0,5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0,0
Total 2,5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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