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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

4,0

A evolução da família tradicional

Independente [Independentemente] da opção sexual, uma família pode sim, ser constituída por duas pessoas do mesmo sexo. Embora isso seja visto pelos conservadores [defensores] da família tradicional como errado ou equivocado, mas a [a] sociedade tem que entender e aceitar a evolução social.

Pessoas do mesmo sexo [sexo,] que se relacionam independentemente de serem duas mulheres ou dois homens, deveriam ter os mesmos direitos que os heterossexuais, desde a adoção de uma criança ao casamento. Pois [Pois,] assim como qualquer outro casal [casal,] eles também têm seus sonhos de ter uma família.

Apesar de igrejas e entidades defenderem o conceito da família tradicional, que é constituída segundo eles [constituída, segundo elas], por um homem e uma mulher, e valorizarem questões culturais, eles tem [elas têm] que compreender a evolução da sociedade. O que antigamente não era comum, dois casais do mesmo sexo se relacionando, hoje faz parte do cotidiano, e com o passar dos anos irá fazer parte da cultura.

Com isso, todos devem respeitar a pessoa e sua família, independente se for [independentemente de ser] constituída por dois homens, duas mulheres ou um casal de homem e mulher.
 

Comentário geral

Texto regular, que faz uma abordagem superficial da questão, argumentando exclusivamente que os casais homoafetivos têm os mesmos direitos dos casais tradicionais e que os conservadores têm de aceitar a evolução social. Têm os mesmos direitos por quê? Têm de aceitar por quê? É preciso justificar o ponto de vista e isso o autor não faz. Além disso, note-se que ela apenas repete as mesmas duas afirmações alternadamente nos quatro parágrafos, nos trechos que sublinhamos em vermelho.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) ao falar que a formação de família independe de preferência sexual, o autor já disse que a família pode ser formada pela união de pessoas do mesmo sexo. A afirmação é tautológica: basicamente ele está dizendo que isso é isso. b) o tem que entender já foi comentado no item anterior.

2) Segundo parágrafo: a) deveriam ter os mesmos direitos já mencionado no Comentário geral. b) Pela lógica, primeiro um casal se une, depois tem ou adota filhos. O autor inverte a ordem, pondo a adoção antes da união.

3) Terceiro parágrafo: a) que entidades? Não podem ser entidades religiosas, pois já se falou em igrejas. Então, é preciso acrescentar um adjetivo explicando essas entidades. b) o tem que entender já foi mencionado no Comentário geral.

4) Quarto parágrafo: devem respeitar já foi mencionado no Comentário geral.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.0,5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,0
Total 4,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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