UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

5,5

A evolução na educação

A educação no Brasil vem mudando ao longo dos anos. Dentre as diversas metodologias adotadas no pais [país], os colégios militares têm se destacado em seu nível de ensino e também na formação de seus alunos quanto [enquanto] cidadãos. O segredo por traz [trás] desses resultados é a soma de princípios fundamentais, que integram a policia [polícia] militar nas escolas e buscam a excelência na formação de seus alunos. Mas até que ponto essa metodologia, mais autoritária, pode beneficiar os alunos?

O colégio possui uma administração mais rígida, onde [em que] a disciplina, a ordem e o respeito à autoridade formam o tripé balizador do ensino [ensino,] sem abandonar a pedagogia. Os colégios militares possuem uma facilidade maior em direcionar o aprendizado dos estudantes. Com regras bem definidas, o aluno absorve a responsabilidade de cumprir com as determinações de seus professores, que são vistos como uma autoridade educacional, com poder de cobrar um bom desempenho.

Em contrapartida, [Por outro lado,] alguns sociólogos questionam a capacidade de desenvolver o senso critico [crítico] e a criatividade do aluno devido ao excesso de rigidez que não da [dá] margem para desenvolver a autonomia e identidade. Nesse ponto, os colégios militares estão longe de tirar esses atributos, que são primordiais para a formação do caráter e cidadania. Ao contrario [contrário] , os princípios aplicados no ensino, constroem [ensino constroem] um aluno com pleno senso critico, [crítico] do que é certo e errado, do respeito e da disciplina.

O colégio militar, cumprem [militar cumpre] com seu papel: formar alunos competentes, que superam os desafios do mundo la [lá] fora, com a determinação de um soldado, seja vestibular ou universidade, o [universidade. O] diferencial esta [está] na forma com que esse trajeto é percorrido, e [percorrido, e] nesse quesito, temos que admitir, os militares estão cumprindo o objetivo.
 

Comentário geral

Texto razoável, concorde-se ou não com o ponto de vista do autor, que defende os colégios militares. De qualquer modo, ele desenvolveu uma dissertação argumentativa, apresentando uma tese e os argumentos para defendê-la. Os problemas são pontuais e sua gravidade oscila entre pequenos erros de pontuação e afirmações sem a devida justificativa.
 

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) Um tipo de colégio não é uma de metodologia. O colégio militar aplica uma metodologia ensino baseada na disciplina e na hierarquia características das instituições militares. b) Na verdade, ocorre o contrário: é a escola que se integra à Polícia Militar, subordinando-se a suas regras.

2) Segundo parágrafo: bem, se abandonasse a pedagogia, elas deixariam de ser escolas... O que o aluno quer dizer é que, além da disciplina militar, não se descuida da qualidade do ensino.

3) Terceiro parágrafo: faltou justificar a afirmação, com alguma informação do tipo prova disso é o fato de....

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0,5
Total 5,5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host