UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

5,0

A hora do basta chegou!

O voto nulo é um ato politico [político,] sim, e um dos melhores meios de protesto, já que não irá prejudicar nada e nem ninguém.

A politica [política] no Brasil está inteiramente suja, então [então,] para quem tem tal pensamento [pensamento,] o voto nulo é um opção muito mais válida que o voto em branco.

O Brasil sofre com a corrupção e a [há] pouco tempo viveu uma onda de protestos onde o tal foi dividido entre pacíficos e também em violentos onde houveram [protestos, que se dividiram entre pacíficos e violentos, com] depredações, brigas, confrontamento [confrontos] com a policia [polícia] etc. A melhor forma de protesto é nas urnas e esse [neste] ano as eleições estão ai [aí] , e o voto nulo ao meu ver é uma forma inteligente de se protestar.

O cidadão tem de estar a par da politica do pais [política do país] e portanto [e, portanto,] não adianta votar em qualquer candidato e depois requerer mudanças e resultados. Porém sabemos que dificilmente a politica [política] brasileira mudará de uma hora para a outra e seria interessante mostrar para nossos governantes que o povo brasileiro tem suas estratégias para causar um “choque de realidade”.

O voto em branco é uma grande besteira, já que assim se estará consentindo com a maioria. Votar em qualquer que seja dos candidatos é saber que pouca coisa mudará. A população tem de mostrar que o gigante não adormeceu novamente e que a forma ideal de protestos e [é] nas urnas e assim o sinal de “basta de corrupção” será lançado.

Tendo em vista tudo isso, chego a conclusão de que, em um ano onde eventos como os grandes protestos, a copa do mundo [Copa do Mundo] , as vaias publicas [públicas] nos estádios, as manifestações de insatisfação da população nas redes sociais, o melhor momento de demonstrar toda nossa insatisfação com nossos governantes é nas eleições presidenciais, e que o voto nulo é a forma mais inteligente e bem pensada que a população poderá ter!
 

Comentário geral

Texto inteiramente coloquial, que fica entre o panfleto e o desbafo. O aluno tem dificuldade de formular argumentos, mas o encadeamento do seu raciocínio está implícito nas declarações avulsas que faz. De resto, o texto é redundante e diz, com palavras diferentes, uma única coisa: diante da lamentável situação política brasileira, o voto nulo é a melhor forma de protesto. Mas não se pode deixar de levar em conta que o autor apresenta um ponto de vista e se esforça para defendê-lo, produzindo um esboço de dissertação.
 

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: ninguém está questionando se o voto nulo é um ato político, mas se é um ato político válido.

2) Segundo parágrafo: notar que a expressão é conotativa e coloquial. Na dissertação, prefere-se a linguagem denotativa e formal.

3) Terceiro parágrafo: qual a relação entre os protestos enunciados e o voto nulo? É isso que o autor tinha de deixar claro: que uma votação majoritariamente nula poderia ser o ápice do processo que se iniciou com as manifestações de junho. Do jeito que o parágrafo escrito, uma coisa não se relaciona com a outra e a opinião a favor do voto nulo é só uma repetição do que já foi dito e redito anteriormente.

4) Quarto parágrafo: não existe relação adversativa entre as duas frases, o que era de se esperar pelo uso do "porém". Aparentemente, o que o aluno quer dizer é que não adianta se informar sobre os candidatos, pois todos são iguais, e é melhor repudiar a todos anulando o voto.

5) Quinto parágrafo: vale a mesma observação já feita sobre a expressão "está inteiramente suja" no primeiro parágrafo.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,0
Total 5,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host