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Redação

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1,0

A importância da água para os seres vivos

A água é a substância [de] que nós [nós,] seres humanos [humanos,] mais precisamos, e que não [precisamos. Não] importa quem somos e de que jeito somos, todos precisamos dela para sobreviver, e mesmo [mas, mesmo] sabendo disso, as pessoas continuam poluindo e esquecendo o quanto ela é importante para nossas vidas.

A água é um recurso natural que nós mais utilizamos, seja como componente bioquímico dos seres vivos ou um meio de vida de vegetais e animais, como valores sociais e culturais e também para a produção de vários bens de consumo e para a agricultura, precisamos [agricultura. Precisamos] dela para termos alimentos e nos alimentar, para bebermos e sermos saudáveis, limpar a casa e tomar banho. Por ser uma substância que mais usamos e [de que] mais precisamos, as pessoas pensam que podem usar e abusar da água, sem ter a consciência de que ela não é tanta como pensamos que é, poluindo-a [poluindo] e gastando mais do que deve [demevos] , pensando que ela irá durar para sempre.

Os recursos hídricos têm profunda importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. Em relação à produção agrícola, a água pode representar até 90% da composição física das plantas. A falta d’água em períodos de crescimento dos vegetais pode destruir lavouras e até ecossistemas devidamente implantados. Na indústria, para se obter diversos produtos, as quantidades de água necessárias são muitas vezes superiores ao volume produzido.
Segundo estatísticas 70% do planeta é constituído em [são constituídos de] água, sendo que 3% é [são] de água doce e 98% de água subterrânea, isso [subterrânea. Isso] quer dizer que a maior parte da água disponível e própria para consumo é mínima perto da quantidade da água existente na terra.

Por tanto, [Portanto,] sem a água [água,] nós não conseguimos ficar, e [ficar e,] com a crise hídrica, vemos que ela não dura para sempre e que devemos cuidar [dela], economizar [economizar,] para sempre termos ela quando precisarmos [para tê-la sempre que necessário] , pois todos nós [nós,] seres vivos [vivos,] precisamos dela para nossa existência na terra.
 

Comentário geral

Texto muito fraco, especialmente em termos de conteúdo. Em quase todos os trechos em vermelho o autor declara a mesma coisa: que a água é importante para a vida dos seres humanos, dos animais e dos vegetais. Tenta confirmar essa afirmação, com que fecha e abre o texto, expondo os múltiplos usos da água, a maioria dos quais, de tão evidentes, nem precisariam ser mencionados. Além de apresentar afirmações banais e redundantes, o texto tem problemas de linguagem, pois o autor escreve períodos muito longos sem atentar para a adequação da sintaxe.
 

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: notar quantas vezes, nesse parágrafo e no seguinte, o autor repete a fórmula mais precisamos e mais usamos. Como já se disse antes, a afirmação de que a água é fundamental para vida é o ponto em que o autor insiste à exaustão a partir da primeira linha. Mas, não bastasse a obviedade dessa declaração, o autor ainda dá explicações totalmente desnecessárias, como essa de que nós, seres humanos, precisamos da água não importa quem e de que jeito somos. Ora, se é necessário aos seres humanos em geral, é evidente que isso vale para o José, a Maria, o João, a Raimunda, etc. E, claro, tanto faz se somos altos, baixos, magros, gordos, etc.

2) Segundo e terceiro parágrafo: continuam as declarações sobre o fato da importância da água, com as mesmas explicações acerca dos usos que fazemos dela. Infelizmente, é como se o autor, não tendo compreendido bem a proposta ou não tendo informações e argumentos importantes a apresentar sobre o tema, decidisse falar a única coisa que lhe vem à mente, sem perceber que se repete, que chove no molhado, que não sai do lugar.

3) Quarto parágrafo: o parágrafo muda, mas o problema é o mesmo: banalidade e redundância.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.0,5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.0,5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.0,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0,0
Total 1,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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