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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

9,5

A importância do diálogo

No mês de abril de 2011, ocorreu um crime visto poucas vezes no Brasil: uma chacina escolar, na qual um criminoso, portado de arma e extensa munição, assassinou onze crianças e deixou tantas outras feridas. No entanto, como se pode antepor a tragédias de tal porte e preveni-las?

Há várias vertentes alegando que o motivo foi a reprovação do desarmamento votado em plebiscito em 2007. Porém, mesmo que o porte de revólveres fosse ilegalizado para civis, seu preço seria valorizado por conta da lei da oferta e da procura, pela qual, no caso, haveria menos oferta, mas a procura seria a mesma ou aumentaria, apenas levando lucros para o mercado negro. À guisa de exemplos, a maconha é, atualmente, proibida em âmbito nacional, mas nem por isso deixa de ser consumida e é um canal de renda para traficantes. A questão comercial bélica é uma máscara para o real problema.

Vêm crescendo no país os casos de "Bullying", a violência psicológica colegial. No caso de Realengo, pode-se afirmar que o isolamento do ex-aluno e possíveis brincadeiras de classe podem ter sido o que ocasionou tal ato, como foi relatado por testemunhas de suas atividades na época de aulas, nas quais era afastado e conversava muito pouco. A exclusão de determinado grupo social remete à prisão de ideias que, caso combatidas por debates, poderiam não culminar no que ocorreu no Rio de Janeiro.

Por conclusão, se parte dos alunos se excluem da turma, deve-se estimular seu contato com os educadores por meio de visitas às casas dos estudantes e perguntas na sala de aula e no intervalo, para que haja o corte de ideais nocivos e agressivos à população.
 

Comentário geral

Ótimo texto, pois analisou várias causas numa sequência coerente e bem encadeada. Há apenas um problema de lógica na conclusão.
 

Aspectos pontuais

1) Quarto parágrafo: na conclusão, propõe-se algo que não fica muito claro: os educadores deveriam visitar a casa dos estudantes? Esse não seria um trabalho de assistente social, de psicóloga? A proposta carece de melhor especificação.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.2,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.2,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.2,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.2,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,5
Total 9,5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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