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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

1,5

A importância do horário político

O horário político tem o objetivo de proporcionar [proporcionar,] aos candidatos que irão nos representar na política, de expor [expor] suas propostas eficientes [propostas] , convencendo ao eleitor o porquê de [e tentar convencer o eleitor a] votar nele. Mas, será [Mas será] que os cidadãos têm a consciência [de] que avaliar o candidato por menores detalhes tem grande importância para a sociedade, assistindo às propostas políticas?

De acordo com as pesquisas, feitas aos [com os] eleitores, uma porcentagem bem significativa da população declararam [declara] ?não assistir o horário político, por ele ser desgastante?.

Logo, a outra parte da pesquisa declararam [declara] que o horário político é de extrema importância para os cidadãos, inclusive no Brasil, o qual tem disparado, economicamente, por outro lado às questões sociais como: acesso a [sociais, como acesso a uma] educação eficaz, saneamento básico, excelente segurança pública e a qualidade da saúde pública tem apresentado um quadro degradante, sendo assim, o Brasil, é considerado semi periférico [semiperiférico] por causa também da má distribuição de renda nos de mais [demais] estados.
Por exemplo: o Maranhão [Maranhão,] que segue apresentando os piores índices sociais do país. De acordo com a pesquisa Ipea, 27,2% da população maranhaense (mais de 1,6 milhão dos 6,1 milhões de habitantes) vivem na pobreza extrema, ou seja, tem [têm] rendimento médio domiciliar mensal de até um quarto do salário mínimo.

Diante das informações acima, é preciso avaliar nesses dias cada candidato, senão estaremos novamente presenciando o nosso país a cair mais um nível em questões tão básicas, mas de grande relevância para a sociedade. Por isso, participar na vida política é tão importante, votar no candidato que fará a diferença nas questões que encontra-se [se encontra] o Brasil. Governar implica em investir o dinheiro público, pois o capital tem [existe o capital] , o que precisa é um governante que mudará o quadro atual. Para isso acontecer, precisamos participar da vida política, ou seja, tomar conhecimentos das leis que regem o país e cobrar dos políticos as propostas feitas anteriormente.Tendo essa linha de raciocínio estaremos cumprindo a frase [o lema] da bandeira do Brasil ?Ordem e progresso?.

Comentário geral

O grande problema desse texto é que ele perde o foco e abandona o tema. Em vez de falar do horário eleitoral, passa a versar sobre os problemas nacionais e sobre a necessidade de o eleitor se informar para eleger candidatos que revertam esse quadro. Não foi isso que a proposta de redação pediu.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: é impossível entender com precisão o que está sendo perguntado no trecho em vermelho. O trecho é ambíguo, obscuro: o aluno não soube escolher e combinar as palavras de modo a dizer o que pretendia com clareza e objetividade.

2) Segundo parágrafo: o autor não diz de onde tirou o dado que apresenta entre aspas. Se se trata mesmo de uma citação, era obrigatório que ele apresentasse sua fonte. Curiosamente, no parágrafo seguinte, ele vai citar com grande correção uma pesquisa do Ipea. Por que lá ele acertou e aqui errou feio?

3) Terceiro parágrafo: a) essa conclusão é improcedente: se uma parte significativa dos pesquisados considera o horário ?desgastante?, não decorre que a outra parte o considere de extrema importância. Entre os dois extremos, poderiam existir várias nuances. b) Mas o grande problema é a mudança de foco que ocorre no interior de um único período. O autor simplesmente muda de assunto e traz à tona uma grande quantidade de problemas nacionais, de maneira caótica, esquecendo que não é esse o seu tema.

4) Quarto parágrafo: novamente, de forma caótica, o autor apresenta problemas e aponta o que considera soluções, seja no âmbito do governo, seja no âmbito do eleitorado, sem a mínima consciência de que está se expressando de modo completamente desorganizado e, mais uma vez, esquecendo o tema da redação.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.0,5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.0,5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.0,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0,0
Total 1,5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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