UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Proposta de abril de 2010

Qual o papel da imprensa numa sociedade democrática?

Pesquisa do Instituto Análise revela que 91% dos brasileiros pensam que a imprensa ajuda a combater a corrupção ao divulgar escândalos que envolvem políticos e autoridades. Trata-se de uma grande maioria, que aumenta, passando para 97%, quando se pergunta se a imprensa tem o dever de investigar e divulgar esses problemas. Mas há quem pense que a imprensa vê as coisas por um prisma negativo, dando especial destaque aos aspectos ruins ou prejudiciais de certos fatos. É claro que nem só de denúncias pode viver o jornalismo, mas, de qualquer forma, ninguém se declara a favor da censura e todos concordam que a imprensa livre é fundamental para o funcionamento da democracia. O que você tem a dizer sobre esse tema? Qual é, a seu ver, o papel da imprensa numa sociedade democrática?

Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

2,0

A imprensa e a verdade

A imprensa sempre teve o papel de levar a informação ao telespectador. Mas nem sempre ela tem a verdade como princípio assim deixando a população com uma certa dúvida do que [é] veiculado, ou seja, não é uma fonte segura de [para] se conhecer a verdade.

Durante a ditadura militar a liberdade de expressão foi proibida, o que deveria ser informado à população tinha que obedecer as regras de um governo opressor que perseguia aquele que informace a verdade daquilo que acontecia realmente [informasse a verdade] .

A Venezuela vive este momento onde [essa mesma situação, pois] diversos canais de televisão já foram fechados pelo então presidente [presidente] Hugo Chávez, que resolve tudo de maneira brusca sem deixar que seja contrariado pela [autoritária, sem se deixar contrariar] pelos habitantes daquele país.

Tim Lopes, um jornalista brasileiro, foi morto por traficantes em uma favela do Rio de Janeiro, enquanto fazia um documentário sobre o mundo do tráfico de drogas, ou seja, cumpria seu verdadeiro papel, o de buscar a verdade correndo riscos.

Portanto, o papel da imprensa numa sociedade democrática é o de buscar as informações sobre todos os fatos [informações] deixando ao telespectador a responsabilidade de tirar as próprias conclusões, assim não tentando impor as suas verdades.


Comentário geral

O texto não chega a ser uma dissertação. O autor expõe uma tese no primeiro parágrafo: a imprensa deve informar, mas nem sempre está comprometida com a verdade. Nos três parágrafos seguintes, apresenta situações concretas que deveriam servir de exemplo da tese apresentada, mas não servem, pois não se relacionam diretamente com ela. Portanto, a conclusão não decorre dos argumentos e ainda levanta uma questão que não tinha sido mencionada: a de a imprensa impor suas verdades.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: Por "imprensa" o autor parece entender somente a TV, já que ele fala em "telespectador", e isso é incorreto.

2) Segundo parágrafo: a) não é correto, também, afirmar que foi "proibida a liberdade de expressão". Melhor seria dizer simplesmente: "não havia liberdade de expressão". Havia temas proibidos e, em decorrência disso, não se podia falar livremente sobre qualquer coisa. b) Vale mencionar o erro crasso: "informace", inadmissível nessa etapa da escolaridade.

3) Terceiro parágrafo: Em nenhum momento anterior o texto fala sobre a imprensa impor suas verdades. Isso é diferente de "não ter a verdade por princípio". Trata-se de uma questão que fica, assim, completamente deslocada e que não terá continuidade, já que o texto chegou ao fim.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.0,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0,0
Total 2,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host