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Proposta de abril de 2010

Qual o papel da imprensa numa sociedade democrática?

Pesquisa do Instituto Análise revela que 91% dos brasileiros pensam que a imprensa ajuda a combater a corrupção ao divulgar escândalos que envolvem políticos e autoridades. Trata-se de uma grande maioria, que aumenta, passando para 97%, quando se pergunta se a imprensa tem o dever de investigar e divulgar esses problemas. Mas há quem pense que a imprensa vê as coisas por um prisma negativo, dando especial destaque aos aspectos ruins ou prejudiciais de certos fatos. É claro que nem só de denúncias pode viver o jornalismo, mas, de qualquer forma, ninguém se declara a favor da censura e todos concordam que a imprensa livre é fundamental para o funcionamento da democracia. O que você tem a dizer sobre esse tema? Qual é, a seu ver, o papel da imprensa numa sociedade democrática?

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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

1,5

A imprensa no Brasil

A imprensa de um modo geral tem um papel muito importante na vida dos brasileiros, a informação [brasileiros. A informação] do que aconteceu no pais [país] e também no mundo chega nas residencias [às residências] através dessa empresa seja ela escrita ou falada. E [É] essa mesma empresa que tem a oportunidade e o dever de transmitir os dois lados de uma informação, seja ela positiva, negativa ou ate [até] mesmo ambos.

As pessoas em sua grande maioria acreditam nas informações que a mídia lhe [lhes] transmite. Seja essa informação [transmite, sejam elas] sobre políticos, autoridades ou brasileiros comuns.
A imprensa deve ser sempre muito bem transparente e mostrar sobre tudo a realidade dos fatos, seu poder de influencia [influência] na vida das pessoas e [é] muito grande .

A população deseja estar sempre bem informada e a mídia tem um papel fundamental para que isso aconteça se [de] forma justa e correta.


Comentário geral

O próprio título do texto já revela um equívoco em sua concepção. Embora o que a redação declare se aplique à imprensa em geral, o título dá a entender que o autor vai tratar do caso específico brasileiro, o que não ocorre. Tudo que é dito se aplica à imprensa no mundo todo, à imprensa em geral, e é precisamente na generalização excessiva que se encontra o segundo problema mais grave do texto: tudo nele são generalizações apressadas e superficiais, sem nenhum aprofundamento analítico. Por exemplo, o autor podia pegar ao menos um caso concreto, de uma reportagem, fosse sobre algum escândalo da política, fosse sobre alguma catástrofe ambiental, para tornar mais concreto aquilo de que fala e comprovar as opiniões que emite. Estruturalmente, o texto tem uma introdução, mas o desenvolvimento gira em falso, sem que haja argumentação propriamente dita, pelo que não há conclusão.

Aspectos pontuais

1) Antes de mais nada, a imprensa, como um todo, não é uma empresa (= companhia, firma). Existem empresas jornalísticas. Há aí mais um caso de confusão entre o geral e o particular que compromete a redação. O que o autor queria dizer por "empresa", provavelmente, era "instituição".

2) "Seja ela escrita ou falada" não deixa de ser um lugar-comum e já meio anacrônico, da época em que existiam só dois veículos jornalísticos de peso: o jornal e o rádio.

3) "Seja ela positiva, ou negativa": veja a confusão entre a informação propriamente dita e seus dois lados. A notícia, que é um fato, pode ser positiva ou negativa. "Os dois lados da notícia" é uma referência ao modo pelo qual as partes envolvidas no fato se manifestam sobre ele, dizendo se é verdadeiro ou falso, se aconteceu desta ou daquela maneira etc.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.0,5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.0,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0,0
Total 1,5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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