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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

4,0

Conscientizar e reduzir

Hoje em dia é dificil [difícil] encontrar alguma família que não tenha um carro, qualquer pessoa comprovando uma renda pode financiar um carro e as poucas pessoas que ainda não possuem condições de ter um, fazem planos para adquiri-lo. O índice de população brasileira já é auto [alto] e tende aumentar. Com a população e a facilidade em comprar carros aumentando, as violencias [violências] e conflitos nas ruas tambem [também] vão aumentar.

As crianças não estão mais satisfeitos [satisfeitas] com brinquedos de plastico [plástico] , mal crescem e já sonham em ter um carro, os adolescentes começam a trabalhar e querem se tornar independentes. Qualquer adolescente frequenta bares e casas noturnas. Eles bebem e fumam e depois tem [têm] que voltar para casa. Embreagados e sem controle seguro do volante, acabam causando transtornos, violencia [violência] e morte.

Na maioria das vezes os adultos, mesmo não tendo condições, precisam de carro, ou para ir ao trabalho, ou para ir para [à] faculdade, e acabam financiando um. Um emprego já não basta mais, precisam aumentar a renda para pagar o carro, precisam dormir menos para dar conta do trabalho. Quando voltam para casa, estão exaustos e com sono, querendo chegar em casa cedo, aceleram a velocidade, se bobeian dormem, ao risto de ocorrer uma tragédia [por isso aumentam a velocidade, às vezes dormem no volante, fazem coisas que aumentam os riscos de ocorrer uma tragédia] .

As pessoas só pensam na violencia [violência] quando presencia [presenciam] esse ato com alguem [alguém] conhecido. Mas estão abalados demais para fazer ou falar alguma coisa. Os pais devem concientizar [conscientizar] os filhos, e se assim não conseguirem proibi-los de usar o carro, mais não irá adiantar se quem ensina não consegue aprender. E então entra o governo, ele pode fornecer maiores opções de locomoção, como ônibus e metrôs, algo que seja mais economico [econômico] que o carro, e nós podemos exigir isto, e tambem podemos reduzir o nivel de violencia no transito [nível de violência no trânsito].

Comentário geral

Texto confuso, sem unidade. Não há relação lógica, de continuidade, entre os parágrafos. O vocabulário está impreciso, gerando frases confusas, às vezes incompletas. As regras gramaticais também não foram respeitadas, principalmente as de acentuação.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) vocabulário repetitivo, o que desvaloriza o parágrafo e o torna pouco objetivo; b) pela introdução, o texto parece que irá discutir a violência no trânsito a partir de dois enfoques: o aumento da população e as facilidades para a compra de um automóvel, porém essa análise não será mantida no resto do texto. Ou seja, a introdução engana o leitor, está inadequada.

2) Segundo parágrafo: o autor cita dados sem ligação com o parágrafo anterior ou com a discussão em geral, como o consumismo infantil e o trabalho como forma de se conseguir independência. Não está havendo unidade temática nem continuidade entre argumentos.

3) Terceiro parágrafo: novamente o autor cria relações confusas para discutir o tema: nesse parágrafo, tenta justificar a violência com os problemas decorrentes do excesso de trabalho para pagar financiamento do carro.

4) Sexto parágrafo: a) conclusão sem lógica, tanto pelas ideias incompletas (abalados para fazer o quê? Conscientizar os filhos do quê? Quem ensina não aprende o quê?) quanto pela proposta de o governo fornecer mais transportes públicos, a qual não dá conta das tão diversas causas do problema, conforme citadas pelo autor.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.0,5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,0
Total 4,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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