UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

6,0

Discussões no Trânsito

Nos últimos tempos, o trânsito nas grandes cidades têm [tem] aumentado muito, fazendo assim com que as pessoas fiquem mais tempo dentro do carro e causa estresse nas pessoas. [carro, causando estresse.] Isso faz com que os motoristas percam um pouco o [o] autocontrole e, às vezes, seus carros se chocam, causando acidentes. Também há o desrespeito dos motoristas para com os pedestres. Na maioria das vezes isso causa discussões, brigas, xingamentos e em alguns casos o motorista pode estar armado ou até pode estar próximo à sua casa podendo ir buscar uma arma para matar o outro. Há muitas mortes no trânsito todos os dias. O que podemos fazer para reduzir esse problema?

Os índices de acidentes no Brasil são muito grandes, pode ser em feriado ou dia últil [grandes] . Em muitos casos as pessoas morrem por atropelamento e muitas vezes o motorista vai parar na cadeia porque não prestou socorro às vítimas. Na verdade deveriam existir leis mais específicas e severas em relação a esse assunto.

Um exemplo dessa situação é o caso do rapaz que estava dirigindo um carro Porsche em alta velocidade, ele atropelou uma mulher e saiu sem prestar socorro, ele responderá por homicídio doloso (quando há intenção de matar), e consequentemente irá para atrás das grades.


O ambiente dentro do carro não é muito favorável para quem está ao volante, causa um grande desgaste físico, e com isso há um certo desequilíbrio na pessoa, como por exemplo, muita gente falando ao mesmo tempo, as buzinas de dezenas de carros naquele momento, um enorme barulho, enfim, a pessoa fica um pouco descontrolada e não pensa nas consequências dos seus atos. Os condutores mais agressivos deveriam realizar um tratamento específico para ter um autocontrole nessas horas.

O trânsito é um ambiente em que temos regras a seguir, respeitar quem está no outro carro e não se descontrolar, agir com consciência, ter muita paciência, calma e pensar que uma arma pode prejudicar tanto você quanto o outro, pense na sua família. Vale lembrar que a briga não nos leva a lugar algum.

Comentário geral

O texto peca principalmente pela oralidade, já que o autor parece estar relatando cenas de violência no trânsito, mas tudo de modo muito genérico e informal.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) ideia é mostrar que a falta de controle leva os motoristas a baterem o carro, assim não faz sentido dizer que os carros se chocam, como se o motorista não tivesse responsabilidade por essa ação; b) as informações estão aglomeradas, confusas, com vocabulário repetitivo. Isso é muito ruim para a dissertação, principalmente no parágrafo inicial, que deveria expor a tese de modo objetivo.

2) Segundo parágrafo: antes de propor mudanças nas leis, apresente as que existe hoje, mostrando em que elas falham.

3) Terceiro parágrafo: o autor tenta contar um exemplo atual, mas faz isso de modo muito falho, com informação errada (o Porshe colidiu com outro carro), incompleta (não contextualiza: onde? Quando?) e conclusões precipitadas.

4) Quarto parágrafo: o exemplo apresentado, apesar de citar uma cena possível, está subjetivo demais para englobar as diversas causas de situações estressantes no trânsito.

5) Quinto parágrafo: não se deve conversar com o leitor, em uma dissertação.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,5
Total 6,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host