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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

7,0

Envolvimento social

O massacre de estudantes em uma escola municipal no Rio de Janeiro provocou inúmeros questionamentos quanto à segurança escolar. Apesar da polêmica em torno do assunto, a sociedade deve se posicionar firmemente na busca de soluções, já que disso depende o desenvolvimento intelectual desta geração.

É notório que eventos como o ocorrido no bairro de Realengo deixam sequelas naqueles que vivenciaram as cenas de horror. Em razão disso, a comunidade escolar precisa rever seus padrões de segurança, reformulando-os para proporcionar paz aos jovens e educadores.

Essas medidas passam, irremediavelmente, por um controle eficaz daqueles que ingressam nas escolas. Dentre elas, a apresentação de documentos pessoais, inclusive com a filmagem dessas pessoas. Nas regiões mais críticas, os detectores de metais inibirão os maus intencionados.

Além disso, nos dias de festa escolar, a adoção de convites evitará a entrada daqueles que não fazem parte do convívio escolar. Nesse contexto, não podemos descartar a intensificação do policiamento escolar ou, ainda, a implantação de um disque denúncia para uso específico do público escolar.

Para tanto, o envolvimento social é primordial par que se alcance [produzam] os efeitos desejados. Educadores, pais e alunos devem estar cônscios de que a participação deles é fundamental na construção de um ambiente escolar mais tranquilo, salubre e seguro. Assim, a integração entre a comunidade e a escola, por intermédio de seus representantes, será a principal força de contenção da violência escolar, bem como o suporte na construção da intelectualidade desta e das futuras gerações.

Comentário geral

atendendo à proposta, o texto explorou vários aspectos do tipo de crime em questão e propôs boas soluções. Faltou um pouco de atenção à escolha vocabular, para garantir maior precisão ao conjunto.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: não fica claro em que sentido a polêmica sobre segurança e o posicionamento firme da sociedade possam estar em oposição, assim, parece que o conectivo apesar de não está bem empregado.

2) Segundo parágrafo: comentário incoerente sobre a razões de se repensar a segurança, pois as principais consequências do massacre são as mortes e não as sequelas nos que a vivenciaram.

3) Quarto parágrafo: a repetição de palavras empobreceu o nível de linguagem.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,5
Total 7,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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