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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

5,0

Melhoria no trânsito, uma responsabilidade de todos nós

A cada dia que se passa, aumenta mais o numero [número de casos] de violência no trânsito e isso gera uma grande preocupação na população, principalmente nas grandes cidades, onde o índice de violência é maior.

Com o aumento descontrolado de carros nas ruas das grandes cidades, vem aumentando também os grandes engarrafamentos, e isso gera uma falta de paciência no cidadão que esta [está] voltando do serviço, vencidos [serviço. Ele, vencido] pelo cansaço, não tem a paciência de esperar e tentam [tenta] avançar, e isso é um dos grandes motivos que leva a causar os acidentes.

E com os acidentes acontece também a violência, pois a falta de um acordo entre os envolvidos no acidente acaba gerando discussão e briga, e que pode chegar até mesmo em uma morte. [discussão, briga e, muitas vezes, até morte] .

Podemos ver então que, [ver, então, que] a impaciência e o cansaço e um dos [são alguns dos] grandes causadores das violências no trânsito e para mudar essa triste realidade é preciso que, [que] as pessoas que enfrentam todos os dias o grande trânsito, [trânsito] tenha [tenham] um comportamento diferente e que respeitem uns aos outros [umas às outras] .

A educação no trânsito é essencial para que não haja acidentes, [acidentes] e também contribui para um futuro melhor, pois os jovens que estão começando a dirigir terão um bom exemplo de como encarar [enfrentar] o trânsito de maneira legal. Se todos fizerem sua parte, teremos com certeza uma grande melhoria no trânsito, e como consequência, uma grande redução no índice de violência causada no trânsito.

Comentário geral

O texto mantém uma linha de raciocínio, ligando trânsito, estresse, acidentes e violência. A análise ficou coerente, apesar de pouco aprofundada. Quatro dos cinco parágrafos apresentam apenas um período, o que revela dificuldade do autor em construir parágrafos mais complexos, com ideias autônomas e bem relacionadas.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: introdução muito genérica, pouco adequada às exigências da dissertação argumentativa.

2) Segundo parágrafo: a) vocabulário repetitivo deve ser evitado; b) a frase longa, mal pontuada, ficou confusa. A ligação entre engarrafamentos, falta de paciência e acidentes precisaria ser mais bem explorada, inclusive com a citação de exemplos concretos para tornar o argumento mais convincente.

3) Terceiro e quarto parágrafos: a) as frases esticadas apresentam vocabulário repetitivo, excesso de que, falhas de pontuação e de concordância; b) novamente o conteúdo fica restrito a comentários genéricos, do senso comum. Não há uma informação concreta que comprove o que foi dito.

4) Quinto parágrafo: a conclusão apresenta a educação como forma de enfrentar o problema, mas sem mostrar o que deve ser feito para se conseguir isso. Em vez disso, termina com um clichê, pedindo genericamente que cada um faça a sua parte. Isso não é uma proposta satisfatória.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0,5
Total 5,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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