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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

6,0

O país das filas

O transito [trânsito] caótico do dia a dia e seus engarrafamentos acabam virando um grande inimigo do ser humano, e na maioria das vezes se torna o principal causador de estresse, que por sua vez provoca, alem de discurçoes [além de discussões] , acidentes. ?Será que há algo para amenizar esse problema??

Após um dia intenso e cansativo no serviço, o que o individuo quer é chegar em casa, tomar um bom banho, e descansar, mas a realidade é outra, após 8 horas de jornada de trabalho, o que ele enfrenta antes de chegar em sua residência é uma grande fila de veículos, a qual chega a durar horas.
Uma cidade em que os engarrafamentos são constantes é a cidade de Marabá, situada no sudeste do Pará, um [Pará. Um] projeto para melhorar esse problema já está sendo executada, [executado:] a duplicação da ponte sobre o rio Itacaiúnas e da rodovia transamazônica ainda não foi concluída, mas melhorou em 60% o fluxo do Transito [trânsito] na cidade.

O ser humano vive em uma sociedade, onde predomina a agilidade e rapidez na realização de tarefas, e no decorrer do dia os problemas no transito [trânsito] e as filas de automóveis acabam trazendo uma lentidão ao executá-las, o que acaba desagradando a muitos condutores que muitas vezes ficam irritados e geralmente perdem a cabeça chegando a provocar muito mais do que uma simples discussão, provocando desde pequenos ate [até] grandes acidentes, como o que aconteceu recentemente na rodovia dos imigrantes rumo a [à] cidade de São Paulo, no engavetamento de mais de 100 carros, não houve muitas vitimas [vítimas] fatais, mas muitos ficaram feridos.

Enfim, os problemas no transito [trânsito] serão resolvidos à medida que projetos forem elaborados para que o fluxo de automóveis seja diminuído com a abertura de mais vias de acesso, e através de educação no transito [trânsito], a fim de fazer os condutores terem mais paciência.

Comentário geral

De positivo, o texto cita duas informações concretas para fundamentar seus comentários e apresenta boa proposta, na conclusão. De negativo, tem falha de pontuação e estrutura, com parágrafos mal formulados (com frases imensas), além da linguagem muito informal.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: não há razão para o uso das aspas na pergunta, já que, se fosse uma citação, precisaria ter a fonte indicada.

2) Segundo parágrafo: período longo, esticado, com conteúdo repetitivo e muito informal, inclusive com a regência fora do padrão culto (chegar em casa).

3) Terceiro parágrafo: frase muito longa e única no parágrafo: os dados ficaram confusos e esticados. No final, equivoca-se ao fazer referência ao recente acidente na rodovia dos Imigrantes, pois ele foi provocado por forte neblina e não pelas razões enumeradas anteriormente pelo autor.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.0,5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.2,0
Total 6,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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