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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

5,5

O trânsito brasileiro, uma problemática a ser resolvida

O transito [trânsito,] conhecido como uma forma de locomoção, no qual são usados veículos automotores e outras formas de condução, se tornou [tornou-se] uma ferramenta de destruição e palco de umas [uma] das formas mais primitivas de demonstração de emoções humana: a raiva.

A sociedade brasileira esta reféns [está refém] de um processo de defasagem do seu sistema de transito [trânsito,] no [o] qual há décadas passa por desleixo e abandono. Consequência disso são as inúmeras queixas da população que utiliza as vias ruins, cheia [cheias] de buracos e má projetada [mal projetadas,] dificultando a harmonia de dirigi pelas as cidades. Situação [o ato de dirigir pelas cidades, situação] que talvez explicasse o tamanho [crescimento] das estatísticas de acidentes ocorrido anualmente nas estradas brasileiras. A cada ano no transito [trânsito] do Brasil, segundo dados do Globo News de junho 2011, mais de 35 mil pessoas perdem a vida em acidentes de transito [trânsito] , mortes que superam alguns conflitos de guerras pelo mundo, que [mundo. Esse índice] aumentaria se contabilizassem [fossem contabilizados] os feridos. Juntamente com as péssimas condições das estradas que constroem esses dados alarmantes existem a negligência e o alcoolismo apontado [apontados] como sendo os maiores causadores das mortes e das brigas, provocados pelos estresses e depressão das violências urbanas.

Existem varias [várias] propostas que vem [vêm] desde governo a ONGs e iniciativas de populares de minimiza [minimizar] índices tão altos de acidentes. Propostas essas que [Essas propostas] passam por educação nas escolas a conscientização do não uso de bebidas alcoólicas para quem dirigi [dirige] . Uso do cinto de segurança é outra forma de evita [evitar] ou diminuir lesões que as pessoas estão buscando orienta a sua utilização.

Uma forma que está tendo destaque na mídia são exemplos de testemunhos de famílias e pessoas vítimas de acidentes na educação e compreensão das fatalidades e consequências da negligência e imprudência no transito [trânsito] .

Contudo, as ocorrências de acidentes no transito [trânsito] ainda são muito altas e as alternativas e políticas para muda [mudar] essa realidade são incipientes e [e estão] longe de conter novos casos de acidentes. Assim, se não houve [houver] uma completa conscientização da sociedade e uma mudança radical de com trata [como tratar] o próximo com amor e respeito, continuará [continuarão] os estresses, brigas e mortes no trânsito do Brasil.

Comentário geral

Análise regular: ampla, informativa e crítica. Falha, porém, na expressão, pois há imprecisão vocabular, frases mal construídas e muitos erros gramaticais.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) imprecisão vocabular deixou a introdução prolixa e confusa: o trânsito não é uma forma de locomoção; a raiva é uma emoção e não uma forma de demonstrar uma emoção; b) o tema não foi contextualizado: onde e quando o trânsito se tornou essa ferramenta de destruição?

2) Segundo parágrafo: apesar de fazer referência a boas informações, como os dados da pesquisa, o parágrafo ficou enorme, com linguagem imprecisa, frases longas, mal pontuadas, o que gerou um aglomerado de ideias sobrepostas. Muito confuso.

3) Terceiro e quarto parágrafos: novamente a pontuação falha compromete a clareza. O trecho final não faz sentido, bem como todo o quarto parágrafo.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.0,5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,0
Total 5,5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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