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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

9,0

O trânsito caótico

Dada a atual situação do trânsito brasileiro, é fato que os conflitos têm as mais diversas causas, tais como engarrafamento, estacionamento em lugar proibido, dirigir embriagado, invadir sinal fechado, entre outros.

Embora tais motivos sejam os mais variados possíveis, todos eles têm a mesma origem: Educação. Ou, falando mais claramente, a falta dela. A instituição de ensino no [As instituições de ensino para o] trânsito deixa [deixam] muito a desejar. A maior parte do que deve ser feito não passa de teoria. E não tem como fechar os olhar para dizer que não existe o suborno, a falta de compromisso das pessoas que vendem (e das que compram também) carteiras de motorista.

As práticas são passadas de geração para geração, como as características genéticas. Um filho que vê o pai estacionando em um local proibido ou dirigindo sem cinto de segurança, embriagado ou falando no celular, assim irá fazê-lo também. Não apenas pelo exemplo que tem [tem,] como também por ver a falta de punição para esses erros cometidos.

A solução tem que partir de cada um. O maior mal da sociedade é a ignorância. O ignorar do conhecimento, dos bons modos e dos deveres. Para que os conflitos do trânsito diminuam, é preciso que as pessoas se conscientizem primeiro dos seus deveres para depois reclamar seus direitos. É preciso se politizar, não só educar, mas ser educado.
 

Comentário geral

Texto muito bom, com pequenos problemas pontuais, comentados a seguir.
 

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: A introdução deve expor o problema que vai ser tratado, não pode considerá-lo de antemão um problema dado. Seria melhor começar simplesmente assim: ?Os conflitos no trânsito no Brasil têm as mais diversas causas...?

2) Segundo parágrafo: a) Aparentemente, o autor se refere à educação para o trânsito e as autoescolas, mas isso não fica claro. Por A instituição de ensino no trânsito, podemos entender mais de uma coisa. A expressão é ambígua. b) Por olhar, certamente o autor queria dizer olhos. De qualquer modo, a construção em vermelho é coloquial e inadequada para uma dissertação.

3) Terceiro parágrafo: em que medida a politização colabora com a educação para o trânsito? A afirmação fundamental da conclusão é feita sem que mais explicações sobre ela sejam dadas ao leitor.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.2,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.2,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.2,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,5
Total 9,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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