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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

8,0

O trânsito e o comportamento violento nas grandes cidades

O trânsito é, hoje, um dos maiores problemas das grandes cidades brasileiras. Além dos prejuízos materiais causados por essa dificuldade de deslocamento e do stress [estresse] decorrente das longas horas gastas diariamente no transporte, ainda se soma a esse quadro a violência com que muitos motoristas reagem a qualquer contratempo.

É desconcertante perceber que pessoas que em outras situações sociais são afáveis e pacíficas, quando atrás do volante do automóvel se transformam em indivíduos intolerantes e belicosos. É como se o automóvel se transformasse, nesses casos, em uma máscara ou um escudo, que garantisse o anonimato e protegesse o condutor do mundo externo. Onde [Nessas condições, parece que] todas as regras e convenções sociais de comportamento são extintas, prevalecendo a lei da selva, da vantagem pessoal. Além desse aparente efeito psicológico causado pela sensação de proteção do automóvel, o próprio ambiente urbano ? altamente competitivo e desagregador ? contribui para agravar esse comportamento violento.

É importante, portanto, que se invistam em campanhas educativas. Que mostrem que o espaço do trânsito deve ser encarado com civilidade e respeito mútuo, como qualquer espaço de convivência social. Além disso, a repressão aos casos de violência no trânsito deve ser eficaz e severa ao punir os envolvidos. Desse modo, talvez, se consiga reduzir os níveis de violência no trânsito brasileiro.

Comentário geral

Bom texto, de modo geral, com uma análise coerente. Poderia ter ampliado o desenvolvimento, que ficou limitado a um parágrafo. Também há problemas pontuais de coesão, prejudicando a clareza.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: faltou objetividade ao segundo período.

2) Segundo parágrafo: o desenvolvimento ficou todo aglomerado nesse parágrafo, o que limitou a exploração do tema.

3) Terceiro parágrafo: o uso da voz passiva deixou as ações sem sujeito: quem deve investir e mostrar? A proposta precisa desses dados para tornar-se eficiente.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.2,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,5
Total 8,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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