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Banco de redações

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

3,5

O trânsito e seus conflitos

As condições do trânsito na sociedade atual, principalmente nas grandes cidades, está ficando ?aterrorizante? [terrível] por conta de não haver mais respeito a [e] solidariedade entre os motoristas.

A cada dia, a taxa de mortalidade e acidentes no trânsito vem aumentando. As indenizações por acidentes de trânsito no Brasil já passaram de R$ 1 bilhão neste ano.

Até que ponto vamos chegar com essas situações?

Até onde [quando] os conflitos e as desavenças no trânsito vai [vão] continuar?

Essas são perguntas para pensar e ver aonde, [onde] a sociedade está errando e até que ponto ela vai continuar sem tomar certas providências para que isso não aconteça mais.

Nós também devemos nos conscientizar, andando mais a pé, pegando transportes como: ônibus, metrô e outros, fazendo com que diminua mais os tráfegos [o tráfego] dos carros.

Fazendo, assim, com que os acidentes e as mortes no trânsito diminua [diminuam] .

Comentário geral

Apesar de começar bem, o texto segue frágil, com conteúdo insuficiente para sustentar a análise. Além disso, a estrutura ficou irregular, tanto pelos dois parágrafos minúsculos, quanto pela falha sintática na conclusão.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: os dois parágrafos iniciais cumprem a função introdutória, apresentando o tema, contextualizando-o.

2) Segundo, terceiro e quarto parágrafos: as perguntas são insuficientes para compor parágrafos autônomos. Esses três parágrafos deveriam estar unidos, compondo uma linha de raciocínio.

3) Quinto parágrafo: ao dizer que nós também devemos nos conscientizar, o autor separa esse nós da sociedade (citada no parágrafo anterior), como se fossem coisas distintas.

4) Sexto parágrafo: conclusão formada por frase sem sentido, incompleta.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.0,5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.0,5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0,5
Total 3,5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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