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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

5,0

Sem título (004)

Desde do [o] século XIX, com a Revolução Industrial e o Capitalismo. As industrias automobilíticas, se intensificou e mordenizou seu veiculos. Com intuito de facilitar a vida naqueles tempos. [capitalismo, as indústrias automobilísticas intensificaram e modernizaram seus veículos] Hoje veículos se tornou [os veículos se tornaram] algo perigoso, pois cada vez mais pessoas morrem no transito [trânsito] .

No Brasil, o índice é altíssimo, devido a imprudencia [à imprudência] do condutor. Dados relatam que ao comparar aos [os] anos [de] 1999 á [a] 2010, houve um acrescimo [acréscimo] significativo em relação a esse [esses] anos de quase 100%.

Com a globalização, cidades altamente urbanizadas. Com a facilitação na compra de veículos, gerou uma metropole [metrópole] populosa, tanto de pessoas como de carros. O congestionamento é consequencia [consequência] dessa urbanização. Motoristas ficam estressados, com a demora dos engarrafamentos e acabam discutindo, trocando ofenças [ofensas] e em brigas que levam até a morte.

Em suma, o governo deve reforçar a sinalização, criar mais guardas de transito [trânsito] para dar maior segurança ao pedestre. Fazer obras de infra-estrutura-abertura [infraestrutura, abertura] de novas ruas e avenidas, para diminuir o congestionamento [os congestionamentos] . Principalmente investir no transporte publico [público] . Com essas medidas haverá a possibilidades [haverá a possibilidade] de reduzirmos a violencia no transito [violência no trânsito] .
 

Comentário geral

O texto é muito fraco. O que o salva é o fato de se perceberem as ideias do autor. Em outras palavras, apesar da grave deficiência linguística, consegue se encontrar no texto opiniões pertinentes sobre o tema e o esforço para expô-las numa estrutura dissertativa, que termina com uma proposta de solução dos problemas, tal como exigido.
 

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) Os erros de pontuação como esse que abre o parágrafo são inadmissíveis nessa etapa da escolaridade. Há ainda um erro de informação, pois a primeira revolução industrial data do século XVIII. b) A indústria não se intensificou. A produção industrial pode ter se intensificado.

2) Segundo parágrafo: a) Que índice? O de mortes no trânsito? Ou o de acidentes? Do que está falando o autor? b) Relatar significa contar e só no sentido figurado os dados podem relatar algo. Seria melhor dizer que há dados, que dados revelam, mostram, indicam... c) Mais uma vez: houve um acréscimo de quê? Além disso, não dá para entender a comparação proposta: trata-se de 12 anos. O aumento de 100% aconteceu ao longo deles, ou seja, de 1999 a 2010 houve aumento de 100%? Ou foi aumentando 100% de ano a ano? A propósito, um aumento de 100% é muito mais do que significativo, ou seja, a expressão aumento significativo é inadequada ao contexto.

3) Terceiro parágrafo: o parágrafo tem um numero significativo de erros: pontuação, ortografia, inadequação vocabular, sintaxe truncada, etc. No entanto, nota-se a preocupação em identificar as várias causas dos problemas do trânsito, ou seja, em abranger a complexidade do assunto discutido.

4) Último parágrafo: destaque-se apenas a inadequação dos verbos reforçar e criar. Reforçar a sinalização parece uma atitude muito branda em função da gravidade do problema. De resto, não se criam guardas como se criam crianças. Trata-se de aumentar o número de guardas.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.0,5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.0,5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,5
Total 5,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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