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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Maio/2019 O que é mais importante para vencer na vida?

Redação corrigida 840

A fé ao encontro da ciência

Inconsistente Erro Correção

A população brasileira apontou a fé como fator importante para melhorar a vida vida, deixando para trás fatores como estudos, acesso à saúde, aposentadoria, trabalho, lazer e outros para trás. Essa foi a resposta de 28% dos entrevistados entrevistados, o que caracteriza o Brasil como uma sociedade com moral enraizada em preceitos e mandamentos religiosos e que isso gera melhora de vida como consequência. Esse resultado é a coadunação do senso comum com a ciência, pois são numerosas as pesquisas médicas que incluem a fé como assunto a ser tratado em consultórios, hospitais e até grades acadêmicas.

A fé colabora para a participação de um fenômeno chamado coping: a capacidade humana de superar adversidades e não é necessário crer em uma divindade, pois os estudos voltados para essa área encontram essa capacidade também em ateus que creem em máximas ou jaculatórias como "vai ficar tudo bem", "eu vou superar isso" e outras afirmações positivas, colhendo tanto efeitos minorados de um diagnóstico de doença como menores níveis de estresse. Equivale dizer Isso equivale a dizer que os benefícios da fé à saúde encontram embasamento científico.

A O exemplo disso é a Santa Casa de Porto Alegre que que, em parceria com a Universidade Duke, dos Estados Unidos, tem desenvolvido estudos para mensurar os benefícios biológicos da fé. Mas há mais, as principais universidades norte americanas norte-americanas têm dedicado uma disciplina específica ao assunto. Significa Isso significa que a fé influencia no trato que temos com as pessoas, nas reações diante das dificuldades do dia-a-dia dia a dia e também na reação com os acontecimentos bons.

A fé é ponto fundamental para melhorar a vida, seja a própria, seja a vida em sociedade, inclusive em tempos de crise, segregação e instabilidade político-econômica em que o brasileiro vive e esse é o porquê a população apontou a fé antes dos demais itens da pesquisa, pois assim como já dizia Gilberto Gil "andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar".

Comentário geral

O texto é muito bom, independentemente de se concordar com a tese do autor. De qualquer modo, ela foi bem apresentada e defendida. Talvez esta correção tenha sido excessivamente rigorosa e o texto pudesse receber nota mais alta. Preferimos, contudo, apontar eventuais deslizes ou problemas no sentido de contribuir com o aprimoramento do texto.

Competências

  • 1) A linguagem é boa, mas, às vezes, o autor não se expressa bem. Por exemplo, no primeiro parágrafo, o autor faz uma dedução que não é correta: os brasileiros creem que a fé é necessária para vencer na vida, mas isso não está relacionado ao âmbito moral propriamente dito. Igualmente, o fato de as pessoas pensarem assim não os leva necessariamente a vencer na vida. O que se conclui de todo o texto é que a fé ajuda a levar uma vida melhor, por seus benefícios emocionais e fisiológicos.
  • 2) A compreensão do tema e o desenvolvimento da dissertação argumentativa são impecáveis.
  • 3) Mas o autor se enrola um pouco ai argumentar. Ele afirma que os benefícios da fé à saúde têm embasamento científico. Só que o exemplo disso não pode ser o fato de universidades estarem estudando o fenômeno. O exemplo teria que ser o resultado desses estudos. O fato de os benefícios da fé à saúde serem estudados indica que pode haver correlação entre fé e saúde. Mas a certeza só existirá quando vários estudos comprovarem que existe necessariamente essa correlação.
  • 4) Apesar de o texto ser fluente e coeso, o autor foi bastante parcimonioso no uso dos recursos coesivos, que poderiam ter sido usados no início dos parágrafos, a partir do segundo parágrafo.
  • 5) Conclusão coerente, bem conectada e com o recurso estilístico da citação da composição de Gilberto Gil.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 200
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 160
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 160
Nota final 840

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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