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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Maio/2019 O que é mais importante para vencer na vida?

Redação corrigida 600

A fé é o equilíbrio do brasileiro

Inconsistente Erro Correção

Um estudo feito em fevereiro de 2019 pelo Instituto Datafolha aponta que uma grande parte dos brasileiros tem como princípio a fé religiosa para crescer na vida.

A fé é passada passada, de geração em geração o geração, como um ensinamento para vida do ser humano, sendo humano. Sendo assim, as pessoas sentem a necessidade de acreditar em uma força superior que a todo tempo está lhes ajudando.

Através da fé, o indivíduo adquire um equilíbrio psicológico para avançar na vida, fazendo com que ele tenha um encorajamento para seguir aprimorando seus estudos.

A consequência que os estudos trazem na maioria das vezes é conseguir um bom emprego, gerando assim uma boa condição financeira, e financeira e trazendo o benefício de um dia ter o direito de se aposentar.

Os dados sugerem, portanto, que a fé é importante para dar os primeiros passos para vencer na vida.

Comentário geral

Texto mediano, em todos os sentidos: linguagem, conteúdo, coesão. O que mais se destaca é a argumentação, mas ela não é desenvolvida a ponto de garantir ao texto uma avaliação mais alta.

Competências

  • 1) Texto simples e claro. Mas a simplicidade chega a ser excessiva. De um aluno no último ano do ensino médio, espera-se uma linguagem mais sofisticada, com construções sintáticas mais complexas e parágrafos mais desenvolvidos.
  • 2) A redação é razoável no que se refere à compreensão do tema e ao gênero dissertativo, mas mantém-se num nível superficial e carece de uma reflexão mais elaborada.
  • 3) Há uma argumentação pouco desenvolvida, mas coerente, em que o autor tenta explicar o papel da fé na psicologia do indivíduo de modo a levá-lo a vencer na vida.
  • 4) A exceção dos dois primeiros parágrafos, que não estão conectados, o resto do texto apresenta nível suficiente de coesão.
  • 5) Conclusão coerente que deixa entrever a fé como ponto de partida para resolver os problemas.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 600

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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