Topo

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2019 Os ursos polares da Rússia e um dilema ecológico

Redação corrigida 680

A geleira do descaso

Inconsistente Erro Correção

Uma das problemáticas mais sérias Um dos problemas mais sérios do século XXI - e menosprezado nos livros didáticos - se refere às dificuldades que os animais das mais variadas espécies e seus habitats sofrem constantemente no mundo contemporâneo. Os animais precisam se adaptar perante as consequências das ações humanas, e este último ainda não compreende que um caso como o ocorrido com os ursos polares na Rússia é a reação dos bichos perante a crescente crise de seu habitat.

Apesar de que de a humanidade tenha ter evoluído para com em relação aos métodos industriais e de ter deixado de olhar a fauna e a flora assim como como os patronos imperialistas olhavam-na no século passado, ainda há o desprezo pela biodiversidade e preservação animal. O fato da de a comunidade russa sentir-se em um "dilema moral" reforça a ideia de que eles não compreendem que o fato dos de os ursos invadirem cidades, bairros residenciais e até mesmo confrontarem a polícia é o resultado de uma contínua invasão e desapropriação destes desses animais de seu real habitat.

O que ocorre é o descaso de com políticas públicas em prol da preservação do ambiente Ártico ártico e, por conseguinte, dos ursos polares e demais espécies habitantes locais. Não só das autoridades russas, visto que o aquecimento global provém do desinteresse de vários países em promover medidas e leis que auxiliem o equilíbrio termológico do planeta.

Perante isso, a questão principal a ser resolvida é analisar se a Rússia de fato promove a preservação dos quase extintos ursos polares. Com relação às invasões, pode-se muito bem mobilizar profissionais para sedar os animais invasores e levá-los para instalações de preservação. Porém, acima de tudo, é dever das autoridades das grandes nações (em especial os países que mais poluem) analisarem com o auxílio de especialistas a questão da poluição em seus países, para então tomarem ações ecológicas que preservem o ecossistema do planeta, a fauna presente e o equilíbrio da vida.

Comentário geral

O título é muito bom, mas o autor parece ter deixado se ofuscar por ele. Daí talvez a confusão que ele faz entre o caso específico dos ursos e os problemas ecológicos de um modo geral.

Competências

  • 1) Chamam a atenção problemas os problemas de sintaxe, como o que ocorre, ao fim do primeiro parágrafo em que o autor fala de "consequências da ação humana" e conecta a oração que vem a seguir como se tivesse falado do "ser humano". Uma coisa é o homem, outra coisa, suas ações. Há expressões ambíguas ("fauna presente"), equivocadas ("equilíbrio termológico") e uma enigmática ("patronos imperialistas").
  • 2) O autor compreendeu o tema, mas mistura diversos problemas ecológicos como se fossem um só, fazendo generalizações confusas. Sobra até uma crítica sem muita fundamentação aos livros didáticos. De resto, os russos não consideram o problema dos ursos um "dilema moral".
  • 3) Há um único argumento: o descaso das autoridades, que não é muito consistente. O autor considera o problema ecológico de um modo geral como o responsável pelo problema específico dos ursos e acusa o mundo todo por isso. No entanto, ele mesmo mostra que há soluções pontuais para o problema dos ursos, que podem ser postas em prática independentemente da resolução do problema maior, que é o aquecimento global.
  • 4) O texto é relativamente coeso, mas a coesão é prejudicada pela confusão entre pontos gerais e pontos específicos do problema tratado.
  • 5) A conclusão é mal introduzida pela frase assinalada em vermelho, que é vaga e deixa a solução do problema por conta de uma análise sobre a posição da Rússia diante da preservação de sua fauna ártica. Depois o autor consegue acertar: apontando claramente o que é específico e o que é geral, em termos de solução para os problemas ecológicos, que estão interligados.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 160
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 160
Nota final 680

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.