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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2019 Os ursos polares da Rússia e um dilema ecológico

Redação corrigida 760

A natureza pede socorro

Inconsistente Erro Correção

Os ursos polares estão cada vez mais adentrando no espaço em que os seres humanos habitam, causando perigo tanto aos moradores dessas regiões como a eles próprios. Esse fenômeno é recente e decorre do efeito do aquecimento global que, sendo obra do ser humano, está diminuindo as reservas de água doce do planeta e aumentando o nível dos oceanos.

Com a diminuição das geleiras do círculo polar ártico; o perímetro do território dos ursos e a oferta de alimentos vêm igualmente diminuindo, causando, diretamente, o deslocamento desses animais a regiões limítrofes entre zonas silvestres e urbanas. Estas Essas áreas, embora geralmente agrícolas, concentram animais dóceis e pessoas que estão sujeitos a ataques desses ursos famintos.

A fim de proteger a espécie, o governo russo implantou no ordenamento jurídico do País país um dispositivo que proíbe a caça desses animais. Entretanto, essa medida criou insegurança àqueles que estão vulneráveis aos ataques, pois, de acordo com a legislação, não lhes seria assegurada a legítima defesa caso enfrentassem um desses ursos.

Se por um lado a legislação desprotege a população russa, por outro contribui para a preservação da espécie, que está em processo de extinção. Sendo muito sensíveis às mudanças climáticas, os ursos necessitam de condições mínimas para não se extinguirem; a lei russa, embora radical, foi a maneira que o governo desse país encontrou para tentar barrar o déficit populacional dos ursos.

Nos últimos séculos, o ser humano, pelo efeito de suas ações, alterou o clima do planeta de tal forma que causou profundas alterações a diversos ecossistemas e a seus animais. Exemplifica-se através do Exemplo disso é urso polar, um animal que luta pela sobrevivência diante do desaparecimento gradativo de seu habitat. Para salvá-lo, deve-se primordialmente conter o aquecimento global em uma ação conjunta de todos os países; localmente, deve-se criar um sistema de monitoramento e remanejamento dos animais que se aproximarem demasiadamente de assentamentos humanos, afim a fim de conter qualquer tipo de conflito e assim garantir a sobrevivência da espécie.

Comentário geral

Texto bom, com problemas principalmente no âmbito do conteúdo. Veja-se, por exemplo, a afirmação inicial do primeiro parágrafo, que não localiza geograficamente o problema dos ursos, dando, portanto, a entender que ele ocorre em todo o planeta

Competências

  • 1) Texto bom, com poucos erros de gramática, corrigidos em verde. No entanto, é redundante por repetir várias vezes que a causa do problema é o aquecimento global.
  • 2) O autor compreendeu o tema e produziu um texto dissertativo, que está no limite entre a exposição e a argumentação.
  • 3) Há alguns equívocos de raciocínio. Não é por serem obra humana que as mudanças climáticas estão diminuindo as reservas de água doce e aumentando o nível dos oceanos. Ainda que o aquecimento global não seja produzido pelo homem, suas consequências seriam as mesmas. O autor aponta como consequências o problema da água doce e dos oceanos, só no parágrafo seguinte, lembra-se de que a principal consequência do aquecimento para o tema da redação é o derretimento das geleias. Há mais equívocos: os ursos não são especialmente sensíveis às mudanças climáticas, que afetam vários ecossistemas. O começo do último parágrafo é pura redundância.
  • 4) O texto é coeso e bem organizado, à exceção da repetição do tópico sobre a causa do problema dos ursos, o aquecimento global.
  • 5) As sugestões propostas no último parágrafo são válidas e contemplam os aspectos gerais e específicos dos problemas.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 160
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 160
Nota final 760

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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