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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Junho/2019 Universidade em crise: quem paga a conta?

Redação corrigida 220

Crise na educação

Inconsistente Erro Correção

Atualmente, estamos vivenciando momentos passamos por um período de crise em nosso país. Por esse motivo, alguns custos estão sendo cortados em escolas e universidades públicas. Dessa maneira, encontram-se comprometido comprometidos o estudo e o futuro de alguns jovens brasileiros, que não possuem condições financeiras para pagar uma faculdade.

Além disso No entanto, sabemos o quanto a educação deve ser valorizada e gastos com o estudo não podem ser excluídos, até porque é um investimento insubstituível para os alunos. Temos a consciência de que, a que a privatização não é a melhor opção para apartar despesas que são extremamente necessárias.

Em face a essa realidade, todos os indivíduos devem lutar pelo pelos seus direitos, promovendo manifestações pelas ruas. Escolas, sociedade, famílias devem impor-se para devem pressionar o governador e fazer com que esses recursos jamais sejam suspensos.

Comentário geral

Texto muito fraco, que demonstra uma incompreensão adequada do tema e um desenvolvimento displicente, baseado em generalidades e lugares-comuns.

Competências

  • 1) Texto breve, com muitas inconsistências de linguagem que implicam problemas de conteúdo. Além de erros de gramática, há escolha inadequada de vocabulário que chega a denotar incompreensão do tema.
  • 2) O tema é a universidade pública, mais especificamente as federais, ao falar em pressionar o "governador" (de que estado?) o autor demonstra incompreensão do tema. De resto o texto não é uma dissertação, mas um breve conjunto desconexo de divagações que tangenciam o tema.
  • 3) Os argumentos são genéricos e confusos, não chegam a constituir uma reflexão coerente e apropriada sobre o tema.
  • 4) O uso de "Além disso" em vez de "No entanto" é bem representativo da falta de domínio dos recursos coesivos. Usou-se uma expressão aditiva, quando o correto seria usar uma adversativa. Há outros casos semelhantes de uso inadequado dos recursos coesivos.
  • 5) A conclusão é prejudicada pela incompreensão do tema e por ser genérica demais, além de direcionada para a instância governamental errada.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 20
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 20
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 20
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 220

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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