REDAÇÕES CORRIGIDAS - Junho/2019 Universidade em crise: quem paga a conta?
Crise na educação
Atualmente, estamos vivenciando momentos passamos por um período de crise em nosso país. Por esse motivo, alguns custos estão sendo cortados em escolas e universidades públicas. Dessa maneira, encontram-se comprometido comprometidos o estudo e o futuro de alguns jovens brasileiros, que não possuem condições financeiras para pagar uma faculdade.
Além disso No entanto, sabemos o quanto a educação deve ser valorizada e gastos com o estudo não podem ser excluídos, até porque é um investimento insubstituível para os alunos. Temos a consciência de que, a que a privatização não é a melhor opção para apartar despesas que são extremamente necessárias.
Em face a essa realidade, todos os indivíduos devem lutar pelo pelos seus direitos, promovendo manifestações pelas ruas. Escolas, sociedade, famílias devem impor-se para devem pressionar o governador e fazer com que esses recursos jamais sejam suspensos.
Comentário geral
Texto muito fraco, que demonstra uma incompreensão adequada do tema e um desenvolvimento displicente, baseado em generalidades e lugares-comuns.
Competências
- 1) Texto breve, com muitas inconsistências de linguagem que implicam problemas de conteúdo. Além de erros de gramática, há escolha inadequada de vocabulário que chega a denotar incompreensão do tema.
- 2) O tema é a universidade pública, mais especificamente as federais, ao falar em pressionar o "governador" (de que estado?) o autor demonstra incompreensão do tema. De resto o texto não é uma dissertação, mas um breve conjunto desconexo de divagações que tangenciam o tema.
- 3) Os argumentos são genéricos e confusos, não chegam a constituir uma reflexão coerente e apropriada sobre o tema.
- 4) O uso de "Além disso" em vez de "No entanto" é bem representativo da falta de domínio dos recursos coesivos. Usou-se uma expressão aditiva, quando o correto seria usar uma adversativa. Há outros casos semelhantes de uso inadequado dos recursos coesivos.
- 5) A conclusão é prejudicada pela incompreensão do tema e por ser genérica demais, além de direcionada para a instância governamental errada.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
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