Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2019 Os ursos polares da Rússia e um dilema ecológico

Redação corrigida 520

Desastre ambiental (abril 2019)

Inconsistente Erro Correção

É possível afirmar que que, com a evolução dos meios de produção e das relações sociais humanas humanas, houve uma ampliação no desgaste ambiental que destrói habitats de muitas espécies vegetais e animais. Isso se evidencia pelas invasões de ursos polares em vilarejos na Rússia e dá origem a uma situação conflitante entre o meio ambiente e o bem-estar humano.

Recentemente uma pequena cidade russa tem sido alvo de invasões e ataques praticados por ursos polares. Essas são consequência do aquecimento global que gera o descongelamento de geleiras no Ártico, cerca de 13% por década, desencadeando uma redução no habitat e áreas de caça desses animais. Sem alimento, os ursos invadem locais de povoamento, causando pânico.

Nesse sentido, surge um impasse entre proteger o urso polar, ameaçado de extinção, poupando-os. Ou poupando-os, ou abatê-los para a segurança das pessoas que residem na localidade. Uma situação que Essa situação vem sendo discutida pelo governo russo e mundo, uma vez que, as patrulhas com carros e cães que antes os repeliam, já não surtem efeitos.

Sendo assim, é de grande importância a adoção de medidas mais severas em acordos internacionais para que haja uma redução na emissão de gases que provocam o aquecimento global, assim como proporcionar um desenvolvimento sustentável. O que vem ocorrendo na Rússia e em outras regiões do globo são sinais alerta que não devem ser ignorados.

Comentário geral

Texto razoável em termos de linguagem, mas deixa bastante a desejar em termos de conteúdo, pois só transcreveu a proposta de redação nas suas próprias palavras.

Competências

  • 1) O autor escreve bem, no sentido de que sabe se comunicar com o leitor e não incorre em erros graves de linguagem. De notável, há apenas uma expressão inadequada, assinalada em vermelho no final do primeiro parágrafo, onde o autor dá a entender que o caso dos ursos é o único índice da crise ecológica do planeta. Ele deveria relativizar a afirmação. Por exemplo: isso se evidencia de vários modos, entre os quais as invasões de ursos polares em vilarejos da Rússia.
  • 2) O autor até compreendeu o tema, mas não compreendeu a proposta. Não fez uma dissertação argumentativa, mas expositiva, apresentando os fatos que deram origem à proposta de redação.
  • 3) Não há argumentação. O autor simplesmente repete com suas próprias palavras a proposta de redação, como se vê no segundo e terceiro parágrafo, assinalados em vermelho.
  • 4) O autor sabe usar os recursos linguísticos que dão coesão ao texto, mas não constrói uma argumentação.
  • 5) O autor dá uma resposta genérica a um problema ambiental amplo (assinalado em vermelho), sem se preocupar com a especificidade do problema criado pelos ursos polares no Ártico russo.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 520

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.


PUBLICIDADE