Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Maio/2019 O que é mais importante para vencer na vida?

Redação corrigida 720

“E essa é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”

Inconsistente Erro Correção

O "vencer na vida" pode ser interpretado como algo relativo e particular de cada indivíduo, população e cultura. Entre os inúmeros fatores que interferem no ponto de se considerar um vencedor na vida vem está o fator fé.

A bíblia relata Bíblia define a fé como "certeza das coisas que se esperam, convicção de fatos que não se vêem veem", e, de fato, ela é algo subjetivo e invisível, mas que influencia objetivamente na vida das pessoas, ajudando-as a enfrentar seus desafios pessoais, que muitas vezes são grandes.

A ciência já constatou que pessoas com fé (independente independentemente de suas religiões) são mais felizes, têm melhor recuperação de doenças e possuem um grau de superação maior em relação à a quem diz não acreditar em nada.

A Por exemplo, a Universidade de Duke (EUA), em parceria com a Santa Casa de Porto Alegre (Revista Exame, 2014), chega chegou a mostrar em suas pesquisas uma pesquisa os benefícios biológicos de da fé em indivíduos religiosos submetidos à a procedimentos cirúrgicos, apresentando pois apresentaram menor resposta inflamatória exacerbada inflamatória, em relação aos demais indivíduos que afirmavam ser ateus.

A oração, por exemplo, já é compreendida como fator de bem estar bem-estar psíquico, já que permite à mente entrar em um estado de maior tranquilidade, promovendo liberação de endorfinas, além de colaborar em melhora nos níveis de pressão arterial desses indivíduos arterial, diminuição de dores e de insônia.

O livro "Revolução Espiritual", do psiquiatra Harold Koenig, também aborda sobre a a influência positiva da fé no bem estar bem-estar e saúde mental das pessoas, de modo positivo das pessoas.

Assim, quando respondemos à a questionamentos como "o que é mais importante para vencer na vida?", a fé, sem dúvida, é o principal motivo, a base, já que por meio dela conseguimos o essencial para nos fortalecer e dar o próximo passo na vida, sejam em nossas relações amorosas, viagens, curas físicas e emocionais, obtenção de sucesso nos negócios e estudos.

Não há quem vença na vida sem que primeiro tenha acreditado que venceria, ou seja, houve fé.

Comentário geral

Texto muito bom, mas que, em sua maior parte, se afasta do tema, para efetivamente debruçar-se sobre ele nos dois parágrafos finais. Falta também uma conclusão explícita.

Competências

  • 1) Texto bom, em termos de linguagem, de um modo geral. Mas há que notar a quantidade de intervenções necessárias feitas em verde para tornar as ideias mais compreensíveis e as frases mais fluentes.
  • 2) A compreensão do tema e a maneira de abordá-lo deixa a desejar: o autor procura demonstrar os benefícios fisiológicos da fé constatados pela ciência e constrói uma argumentação válida, mas de proporcionar equilíbrio e bem-estar a ser fator decisivo para vencer na vida há uma distância e a argumentação não foi suficiente para comprovar esse último ponto.
  • 3) Se o tema da redação fosse a importância ou a necesidade da fé, o autor teria recebido a nota máxima desse quesito. Mas o tema não é esse. Então a argumentação é excelente, mas não para o objetivo que deveria ser atingido. No que se refere à fé para vencer na vida, só há uma argumentação insuficiente nos dois últimos parágrafos.
  • 4) O texto é coeso, mas não chega a uma conclusão sobre o tema.
  • 5) Praticamente, não existe um parágrafo conclusivo. O parágrafo final é apenas mais um argumento sobre o caráter necessário da fé para vencer na vida.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 160
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 720

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.