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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2019 Os ursos polares da Rússia e um dilema ecológico

Redação corrigida 600

Em busca de um novo lar

Inconsistente Erro Correção

Com o aumento do aquecimento global, várias espécies de animais de todo planeta vem vêm sofrendo, como é o caso das espécies que vivem em no meio polar polar, que veem literalmente, suas casas derreterem, veem suas casas, literalmente, derreterem, ficando assim encurralados encurralados, que que, com as grandes áreas congeladas que vão se desfazendo no mar vai mar, desaparece o seu alimento.

Não tendo condições para que possam para sobreviver no seu habitat habitat, algumas espécies migram para as áreas urbanas, em busca de um novo lar e de uma fonte de alimentação que não vá embora junto com as geleiras, isso então geleiras. Então, isso acaba se tornando um grande problema para a população população, já que se trata de animais selvagens que não vão ter a preocupação em diferenciar um ser humano de uma presa fácil, até por que crianças não conseguiriam encontrar uma maneira de se defender dos ataques desses animais que estão em busca de uma nova morada. É percebido que o fato desses O fato de esses animais estarem migrando para as regiões habitadas pela sociedade se deve também ao fato de um crescimento desenfreado em direção às suas "casas".

Tendo isso em vista, pode-se dar conclusão de concluir que um engajamento maior dos países em acordos como o Acordo de Paris de Paris, que traz metas que preveem a diminuição da temperatura do planeta, poderia ser uma boa alternativa para evitar que animais não sejam sejam obrigados a se deslocar até os centros urbanos mais próximos em busca de alimento.

Comentário geral

Texto mediano. Além dos problemas pontuais negativos apontados a seguir, há poucos aspectos positivos para garantir ao texto uma avaliação acima da média.

Competências

  • 1) Texto razoável, em termos de linguagem. O autor sabe articular frases e períodos de modo compreensível, sem erros gramaticais graves.
  • 2) O texto tem caráter mais expositivo do que argumentativo. O autor não apresenta uma tese, de modo que não há como defendê-la. A afirmação que mais se parece com uma tese é aquela que finaliza o segundo parágrafo (O fato de esses animais estarem migrando...). Mas isso é dito de passagem e se perde no contexto geral da redação.
  • 3) A argumentação é fraca. Para começar, o autor substitui a espécie específica em que a redação deve se basear por termos genéricos: "espécies", "algumas espécies", "animais selvagens". De resto, todo o trecho assinalado em vermelho é de uma obviedade espantosa e subestima o leitor, que obviamente sabe que um urso polar faminto não vai se importar com o fato de sua presa ser uma foca ou um homem. A propósito, não são só as crianças que não conseguem se defender de ataques de ursos polares, mas é evidente que elas são presas mais vulneráveis.
  • 4) O texto é coeso e o autor demonstra conhecer os recursos linguísticos para a construção de uma argumentação, mas esse conhecimento fica no mesmo nível mediano dos argumentos apresentados no texto.
  • 5) A solução proposta também é fraca. Nações assinarem acordos é um passo muito inicial para resolver um problema urgente.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 600

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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