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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Maio/2019 O que é mais importante para vencer na vida?

Redação corrigida 520

Em uma pesquisa recente

Inconsistente Erro Correção

Em uma Uma pesquisa recente realizada pela ONG Oxfam Brasil mostra que a maioria dos brasileiros entrevistados consideram a religião o fator mais importante para mudar melhorar de vida. É fato que a religião exerce um papel social e trabalha principalmente com o sentimento de "pertencer", mas seria a fé o fator mais importante para mudar de vida?

Pensadores como O pensador Karl Marx definem definiu a religião como o ópio do povo. A linha entre o fanatismo religioso e a religiosidade exercida de forma correta, sem preconceitos com demais religiões e pessoas é tênua tênue, e nem sempre respeitada por aqueles que escolhem o caminho da religião.

Os dados da pesquisa mencionada anteriormente mostram que a maior parte dos brasileiros colocam a fé religiosa acima da educação como método para mudar de vida, pensamento que na idade média era exercido pela igreja católica colocando a fé acima da razão.

Não é possível escolher apenas um âmbito social para mudança de vida pois é um conjunto de iniciativas que não se limitam á a apenas um item. Para uma transformação social é necessário o apoio da família ensinando suas próprias crenças e o respeito com as demais devoções e a importância da educação.

A escola escola, por sua vez vez, deve mostrar a diversidade religiosa e acima de tudo exercer o estudo das demais matérias. O governo portanto governo, portanto, deve fazer investimento nas áreas de educação, lazer e saúde, que contribuem para uma mudança social.

Comentário geral

Texto fraco, que apenas tangencia o tema, dedicando-se a refletir sobre religião, fanatismo e tolerância religiosa. O texto não tinha título. Para identificá-lo, usamos suas primeiras palavras.

Competências

  • 1) O autor se expressa com dificuldade. Basta ver que, na primeira frase do texto, ele simplesmente não dá conta de reproduzir com precisão o que a pesquisa mostrou, além de cometer erros graves, como preposicionar o sujeito, esquecer a palavra "fator", usar "mudar", em vez de "melhorar", no que há uma diferença substancial. Afinal, pode-se mudar para pior.
  • 2) Praticamente, a redação começa com uma reflexão sobre religião, seu papel social e a necessidade de tolerância religiosa. Só no penúltimo parágrafo o autor se aproxima do que era, de fato, a proposta de redação, ou seja, o que é mais importante para vencer na vida?
  • 3) A argumentação só existe no parágrafo mencionado. Todo o resto são divagações desconexas entre si. Não se entende, por exemplo, como fato de a religião "trabalhar com o sentimento de 'pertencer'" se relaciona com qualquer outra coisa dita no texto. Qual a relação entre a citação de Marx e a afirmação que vem depois? Basta retirar a citação e ver que a afirmação seguinte mantém seu sentido completo. E com base em que fatos o autor afirma existir uma linha tênue entre religião e fanatismo? A afirmação sobre a Idade Média é uma supersimplificação da História, além do fato de que a ideia atual de vencer na vida não existia nos tempos medievais.
  • 4) Não há uma linha de raciocínio construída com recursos linguísticos. Há divagações avulsas.
  • 5) A conclusão é inadequada, até porque o autor deixou de lado a ideia de vencer na vida e passou a falar sobre transformação social, o que é muito diferente.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 520

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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