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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2019 Os ursos polares da Rússia e um dilema ecológico

Redação corrigida 680

Entre desenvolvimento e meio ambiente

Inconsistente Erro Correção

Os ataques e invasões as às cidades por animais silvestres têm tornado-se se tornado cada vez mais frequentes pelo mundo em geral. Nesse sentido, é possível visualizar considerar o fato como outra consequência, além da perda da biodiversidade, da destruição dos habitats naturais consequência da destruição dos habitats naturais e da perda da biodiversidade. Ademais, urge ressaltar as mudanças climáticas e ambientais como principais causas do problema, fora o sem falar no dilema entre desenvolvimento e meio ambiente criado em decorrência dele.

Mesmo com as inúmeras conferências mundiais a favor do ecossistema, as melhoras evidentes são mínimas. Parte disso deve-se às grandes potências potências, que se recusam a desacelerar o ritmo na produção de poluentes, priorizando o crescimento das suas economias. Não bastasse isso, são poucos os países que incentivam a pesquisa de tecnologias voltadas para a sustentabilidade.

Todavia, o aquecimento global, bem como o desmatamento, é são uma realidade vigente. Por causa desse cenário, a necessidade de proteger as espécies animais e vegetais em risco de extinção intensificou-se. No entanto, deter o crescimento das cidades e o avanço da fronteira agropecuária é uma tarefa, no mínimo, hercúlea.

O ministério do meio ambiente Ministério do Meio Ambiente deve, portanto, a curto prazo, identificar e monitorar os animais em áreas próximas à população, a fim de evitar maiores mais ataques. Outrossim, é oportuno trabalhar em práticas que visem o melhor aproveitamento sustentável das áreas já desmatadas e que incentivem a adoção de uma economia verde. De modo que, por meio dessas medidas, seja possível conciliar interesses opostos, mitigar a destruição de habitats e, em consequência, proteger a área de caça das espécies em processo de extinção.

Comentário geral

Texto bom, principalmente em termos de linguagem. No conteúdo, peca pela superficialidade e pela banalidade.

Competências

  • 1) Texto bem escrito. No entanto, as palavras ou expressões marcadas em vermelho são inadequadas. Por que falar em "outra" consequência? "Outra" pressupõe a menção de alguma consequência anterior, o que não ocorre no texto. Por que falar em melhoras "evidentes". Melhoras são melhoras, sejam ou não evidentes. Realidade "vigente" é simplesmente realidade. Conferências "a favor do ecossistema", mais do que inadequação, é um erro. Trata-se de eventos para a preservação do meio ambiente de um modo geral e não de ecossistemas específicos.
  • 2) Apesar de bem escrito e de seguir uma estrutura dissertativa, em termos de conteúdo, o texto é marcado pela superficialidade e impessoalidade. Não há nada de original.
  • 3) A argumentação incorre no mesmo problema assinalado no item anterior. É óbvia e superficial.
  • 4) O autor sabe produzir um texto coeso, bem como sabe usar a linguagem de modo acima da média, embora sem nada que consiga empolgar o leitor.
  • 5) O autor está tratando de problemas que ocorrem no mundo todo. Não existe um Ministério do Meio Ambiente mundial. Ou seja, no parágrafo final, o autor passou a se referir à realidade brasileira, sem se dar ao trabalho de deixar isso claro para o leitor.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 680

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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