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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Maio/2019 O que é mais importante para vencer na vida?

Redação corrigida 920

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Inconsistente Erro Correção

"Melhorar de vida", isto é, ascender socialmente, está relacionado aos mais diferentes motivos: sorte, herança da família, estudos, trabalho, fé, etc. Mas, o que, via de regra, influencia positivamente o status social de qualquer indivíduo em um país tão diverso como Brasil?

Pesquisas socioeconômicas revelam um fator de alta relevância na ascensão de classe dos brasileiros de qualquer renda, etnia, macrorregião, entre outros: os estudos. Relatórios do Ministério da Educação apontam que indivíduos com Ensino Médio Técnico ganham, em média, vinte e oito por cento acima daqueles que concluíram Ensino Normal regular apenas. Além das melhorias a si próprio mesmos, quanto mais anos de escolaridade dos pais, maior é o nível educacional dos filhos e, consequentemente, sua classe social. Portanto, a educação é tão poderosa para a transformação socioeconômica que muda a vida da família toda.

Entretanto, para vinte e oito por cento 28% dos brasileiros, segundo a ONG Oxfam, a fé é o elemento preponderante para crescer na vida. Em paralelo Paralelamente, a Psicologia indica que a mentalidade positiva e o otimismo são de suma importância para atingirmos o sucesso; pois, isso bloqueia a autossabotagem, fortalecendo o indivíduo frente às dificuldades. E a fé, em uma sociedade majoritariamente teísta, é onde aquilo em que as pessoas buscam inspiração para superação de obstáculos.

Sendo assim, salvo raras exceções, conforme os fatos acima, a educação é o elemento mais proeminente para ascender economicamente. Mesmo assim, o efeito da crença como combustível que potencializa a autoconfiança do ser humano em si mesmo humano frente aos obstáculos não deve ser negligenciado.

Comentário geral

Texto muito bom, com poucos problemas de linguagem, mas com uma lógica argumentativa admirável.

Competências

  • 1) O autor escreve bem, mas comete alguns deslizes de linguagem, basicamente por escolhas inapropriadas de vocabulário. Isso compromete um pouco o desenvolvimento do raciocínio. Veja-se, por exemplo, a pergunta final do primeiro parágrafo. O autor não quer perguntar que fator "influencia positivamente". Quer perguntar qual dos fatores é o mais importante, o decisivo. Igualmente, ele a seguir aponta o estudo como o fator mais importante e não apenas "de alta relevância". A seguir, fala em brasileiros "de qualquer renda", sem se lembrar que os que estão no topo da pirâmide não precisam ascender mais. E por que falar em "macrorregião", que é um conceito muito específico, quando bastava falar em região? De resto, "autoconfiança em si mesmo" é uma redundância desnecessária.
  • 2) O autor entendeu o tema e desenvolveu uma dissertação argumentativa muito correta, em termos de tese e argumentação.
  • 3) A argumentação é sólida e convincente e o autor consegue perceber e explicar que um fator não necessariamente exclui o outro. Há uma sutileza de raciocínio nessa abordagem que merece destaque.
  • 4) O texto demonstra o domínio dos recursos coesivos para a construção de uma argumentação.
  • 5) Ficou faltando a sugestão de intervenção para resolver o problema apresentado na proposta de redação.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 200
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 200
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 200
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 160
Nota final 920

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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