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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2019 Os ursos polares da Rússia e um dilema ecológico

Redação corrigida 640

Impactos das mudanças climáticas na vida animal

Inconsistente Erro Correção

Desde a revolução Revolução industrial, houve um aumento das mudanças climáticas e impactos ambientais no planeta, o que consequentemente afetou também a vida dos animais. Uma das causas é aumento de CO2 (Dióxido de Carbono) na atmosfera, que contribui para o efeito estufa e aumento da temperatura da terra Terra. Outro exemplo Outra causa é o desmatamento das florestas, onde vivem animais das mais variadas espécies, como a onça-parda.

Em uma região remota da Rússia, por exemplo, uma vila foi invadida por de dezenas de ursos famintos aterrorizando a comunidade. Essa mudança de hábito de caça do urso de seu lugar de origem para a vila, já vila já mostra as consequências da diminuição do seu habitat natural em razão do derretimento das calotas polares. E se diminui o seu lugar de origem origem, é muito possível que também diminua a quantidade de comida disponível, tendo que buscar outros prováveis habitats para sua sobrevivência, nesse caso, a vila.

O urso já é uma espécie em extinção e é proibida a sua matança. Mas o fato do de o urso migrar para as comunidades em busca de comida é um alerta para o mundo. Com certeza também outras espécies estão sofrendo os impactos da poluição causada pelas indústrias e veículos automotores, que são os principais responsáveis pelo aumento dos níveis de CO2 no planeta.

Dessa forma, para que a natureza animal possa se manter em seu ambiente natural garantindo sua sobrevivência, é preciso que os governos, as pessoas, pratiquem atos de preservação do planeta, seja fazendo uso sustentável dos recursos naturais e industrializáveis, seja criando leis, campanhas, qualquer leis e campanhas. Qualquer atitude em prol da preservação ambiental é válida, mas é preciso agir logo, as consequências já são visíveis.

Comentário geral

Texto bom em termos de linguagem, mas apenas razoável como dissertação argumentativa e no que se refere ao conteúdo.

Competências

  • 1) O melhor do texto é a linguagem. O autor tem certo domínio do português escrito. Um domínio que não é suficiente para levá-lo a uma elaboração estilística que leve seu texto à excelência, mas que o coloca acima da média. Os erros gramaticais são poucos e de pequena importância. O que se assinalou em vermelho foram os problemas de conteúdo.
  • 2) O texto se situa no limite entre a argumentação expositiva e a argumentativa. O autor revela uma compreensão confusa do tema, pois não consegue separar problemas gerais de problemas específicos. Aponta as diversas causas do desequilíbrio ecológico do planeta e centra seu foco nisso, deixando de lado as questões específicas, como a da onça parda, mencionada uma única vez, de passagem, ou a do urso polar, sobre a qual não reflete repetindo o que diz a proposta de redação.
  • 3) A organização do conteúdo deixa a desejar, desde a introução. Os impactos ambientais, que causam as mudanças climáticas, deveriam vir em primeiro lugar, ao contrário do que ocorre no trecho em vermelho no primeiro parágrafo. Falta assertividade ao raciocínio do segundo parágrafo: se diminui o habitat do urso, necessariamente (e não "possivelmente") diminui sua área de caça e ele tem que procurar novos habitats que nada têm de "prováveis". Por fim, no terceiro parágrafo, qual é a relação adversativa, introduzida pela conjunção "mas", entre o fato de a caça ao urso ser proibida e sua migração servir de alerta para o mundo?
  • 4) Sendo o texto mais expositivo do que dissertativo, é difícil afirmar que o autor tem algum domínio sobre os recursos linguísticos necessários à construção da argumentação.
  • 5) A proposta de solução é genérica e de longo prazo. Se tivermos de esperar a resolução de problemas como o aquecimento global e o efeito estufa para salvar os ursos polares, muito provavelmente eles estarão extintos antes disso.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 640

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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