Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2019 Os ursos polares da Rússia e um dilema ecológico

Redação corrigida 680

Mudanças ambientais e sociais

Inconsistente Erro Correção

Alterações climáticas vêm ocorrendo com cada vez mais frequência em todo o mundo. Estas mudanças são caracterizadas por eventos extremos como: frio extremos, como frio ou calor muito intensos, inundações, ocorrência de tempestades severas, entre outros.

Eles Os extremos climáticos são causados, de acordo com pesquisadores renomados na área ambiental, principalmente por ações humanas. Sendo algumas, humanas, entre as quais a ocupação de regiões anteriormente inabitadas para construção de cidades, indústrias ou para uso agropecuário.

Mudanças climáticas, além de serem responsáveis pela perda de vidas humanas e por prejuízos econômicos, contribuem também na mudança de hábitos dos animais.

São cada vez mais frequentes notícias da presença de animais em centros urbanos e de ataques a pessoas. Este Esse problema é bastante difícil de ser resolvido, porém porém, algumas medidas podem ser tomadas para minimizá-lo.

Dentre elas, estão: a estão a aplicação e fiscalização eficiente das leis ambientais; a criação de reservas ecológicas que podem evitar o avanço do desmatamento e a criação de programas de conscientização da população a respeito das mudanças climáticas e suas causas.

Através destas dessas e de outras ações, pode-se reduzir a frequência de desastres naturais e evitar o avanço das mudanças climáticas, contribuindo assim para um ecossistema mais equilibrado.

Comentário geral

Texto mediano, particularmente em termos de conteúdo. Destacam-se, de positivo, a linguagem clara e a sequência lógica da dissertação.

Competências

  • 1) Texto claro, bem escrito, com poucos erros gramaticais. Por outro lado, não tem qualidades que permitam lhe atribuir uma pontuação maior.
  • 2) O aluno compreendeu o tema, mas abordou-o de maneira ao mesmo tempo ampla e superficial. Deu mais ênfase aos problemas ecológicos em geral do que ao problema dos ursos. Além disso, a dissertação é mais expositiva do que argumentativa, ao contrário do que exige a proposta.
  • 3) O caráter expositivo do texto impede que uma argumentação propriamente dita seja desenvolvida. O autor se limita a apontar as causas que levam os animais a entrarem em confronto com os seres humanos. Seu argumento é: se ocorre o desequilíbrio ecológico, uma de suas consequências é o avanço dos animais sobre os ambientes urbanos.
  • 4) O texto é coeso e o autor demonstra conhecimento dos recursos linguísticos necessários para a construção de um texto dissertativo.
  • 5) As soluções são muito genéricas e voltadas para os problemas ecológicos em geral, mais do que para o problema específico dos ursos.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 680

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.