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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2019 Os ursos polares da Rússia e um dilema ecológico

Redação corrigida 920

Natureza e desenvolvimento sustentável

Inconsistente Erro Correção

Estudos e levantamentos sobre o aquecimento global realizados recentemente, apontam recentemente apontam para um futuro alarmante em relação à sobrevivência das espécies. Dentre as inúmeras consequências do super aquecimento superaquecimento, uma delas já começa a ser percebida na Rússia, onde onde, devido ao derretimento das geleiras, foi diminuída a área de caça dos ursos polares, que, assim, passaram a invadir aldeias em busca de alimentos. Tal problemática problema, além de exigir uma solução imediata, leva-nos a pensar sobre os impactos nocivos da ação humana ao meio ambiente.

Segundo dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, até 2040 é possível que haja um verão sem gelo no hemisfério norte e e, de acordo com relatórios da ONU, a ação humana é uma das grandes responsáveis por essas alterações climáticas. Tais dados demonstram que é crucial para o futuro do planeta que os homens comecem a agir de modo sustentável.

Visto que, somente no No Brasil, a ruptura das barragens da empresa Vale em Minas Gerais e o desmatamento da floresta Amazônica em decorrência da expansão agrícola, demonstram agrícola demonstram que ainda investimos em um modelo de desenvolvimento altamente prejudicial à natureza e ao próprio ser humano. Tal conjuntura é observada também em muitos outros países em maior ou menor escala.

Sendo assim, é imprescindível que se invista em modelos de produção sustentável e que respeitem as áreas de preservação ambiental. Logo, é importante que sejam construídos santuários de espécies ameaçadas, como os ursos polares, a fim de controlar sua reprodução e garantir sua sobrevivência. Ademais, é fundamental implantar nas escolas, projetos sobre Educação Ambiental, tendo em vista a reflexão sobre os modelos de desenvolvimento atuais e a proposição de soluções sustentáveis.

Comentário geral

Texto muito bom, com problemas gramaticais que não se pode deixar de penalizar, o que diminui a pontuação das competências 1 e 4. Também é preciso observar que o autor, na argumentação, faz um salto temático, passando dos ursos para problemas ecológicos mais graves, mas deixando apenas subentendida a relação entre o que é específico e o que é geral.

Competências

  • 1) Texto bom, que demonstra a capacidade de o autor se comunicar com clareza. Os erros gramaticais são poucos, mas graves. Há uma separação de sujeito e predicado por vírgula logo no início do primeiro parágrafo. O mesmo erro se repete no terceiro parágrafo, que começa com um conectivo ("visto que") quando a oração introduzida por ele não é subordinada a nenhuma outra.
  • 2) O aluno compreendeu o tema como ponto de partida para sua reflexão sobre problemas ecológicos, mas não o perdeu de vista, retomando-o na conclusão, o que é muito positivo. Igualmente, deve ser valorizada a inserção de um fato não mencionado na coletânea, o desastre da ruptura das barragens MG, mostrando um outro lado da questão do desenvolvimento sustentável.
  • 3) O autor sobre apresentar argumentos (ação antrópica e catástrofes ecológicas) em defesa de seu ponto de vista (a urgência de modelos de desenvolvimento sustentável).
  • 4) O uso dos recursos coesivos assinalados em vermelho deixam a desejar, em especial no parágrafo iniciado erroneamente por "visto que". Na conclusão, "sendo assim" e "logo" são redundantes, bastava ter usado o primeiro no início do parágrafo.
  • 5) A conclusão é coerente, bem como aponta soluções não só para os problemas ecológicos mais amplos, como para o caso específico dos ursos polares.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 200
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 200
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 200
Nota final 920

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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