Topo

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Maio/2019 O que é mais importante para vencer na vida?

Redação corrigida 380

Nem tudo é dinheiro

Inconsistente Erro Correção

Hoje em dia, vencer na vida é algo que muitos cidadãos desejam para si. O ato de, procurar de procurar um bom emprego, ter uma boa casa, dar a sua família conforto e bem estar bem-estar, faz com que pessoas trabalhem e estudem muito, sonhando em um dia, poder ter e dar a toda sua família conforto e segurança.

Talvez, ter dinheiro não seja o principal para conseguir vencer na vida, para alguns, a saúde, a união familiar, a familiar e a religiosidade traz trazem crescimento e felicidade pessoal. Ademais, acredita-se que ter a família sempre unida também é algo que soma na felicidade.

De certo Decerto, vencer na vida é algo que depende só de si mesmo, dos caminhos que se escolhe, das pessoas com quem se convive, isso sim fara fará você vencer na vida, pois tudo o que você faz, fara fará com amor, colocando Deus e sua família em primeiro lugar. Com isso, as conquistas virão normalmente, a pessoa vive mais motivada a buscar e vencer porém vencer, porém, sem colocar os bens materiais em primeiro lugar.

Sendo assim, sabe-se que nem tudo é dinheiro, o mais importante é viver tranquilo e feliz consigo mesmo.

Comentário geral

Texto fraco, especialmente pela compreensão equivocada da proposta de redação. O tema desenvolvido pelo autor não foi o tema proposto.

Competências

  • 1) O que há de melhor é a linguagem, que, mesmo assim, não passa de mediana e bastante repetitiva, como nos trechos em vermelho no primeiro parágrafo.
  • 2) O autor alterou o tema, deixando de lado o que é necessário para vencer na vida, para redefinir o significado de vencer na vida, fazendo uma análise ao mesmo tempo confusa e superficial do tema que inventou.
  • 3) Não há uma argumentação. Há uma exposição dos elementos que o senso comum consideram essenciais para ser feliz. Há também flagrantes contradições, como dizer que vencer depende só de si mesmo e também das pessoas com quem se convive. Ou só ou acompanhado, certo?
  • 4) Há um esforço para tornar o texto coeso, usando recursos linguísticos, mas não há uma argumentação.
  • 5) Mais uma vez fica evidente a incompreensão do tema, que não afirma que "tudo é dinheiro".

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 20
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 380

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.