Topo

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2019 Os ursos polares da Rússia e um dilema ecológico

Redação corrigida 440

O aquecimento global e os ursos

Inconsistente Erro Correção

O aquecimento global vem afetando o mundo nos últimos anos, esse anos. Esse fator e é algo natural porem natural, porém, está aumentando drasticamente pela quantidade de combustíveis quem que são queimados diariamente, assim afetando o ambiente onde vivemos, ocasionando vivemos e ocasionando uma elevação na temperatura ambiente.

A partir disso disso, surgem vários problemas que afetam o habitat natural de vários animais, e um animais. Um deles e é o derretimento das geleiras que obrigam obriga os animais como o urso polar a mudar seus hábitos de caça.

Muitos ursos para se alimentarem Para se alimentar, muitos ursos começaram a invadir cidades, a cidades. Há relatos de que os ursos atacam pessoas para se alimentar. Muitos estão pensando na hipótese de caça aos ursos porem ursos, porém, esse método e é proibido em lei, além lei. Além disso, a agência do Meio Ambiente russa negou a licença para abater essa espécie pois a mesma espécie, que se encontra em extinção.

Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse podendo ter algum órgão governamental responsável pelo meio ambiente para impasse. Algum órgão ambiental do governo deve se responsabilizar de por resgatar e alimentar esses animais para evitar futuros ataques contra pessoas. A Rússia e é o quinto pais do ranking de emissores de queima de combustíveis para combustíveis. Para que ela possa reduzir a queima de combustíveis combustíveis, deve investir em um combustível mais "limpo" para o ambiente por exemplo o etanol além de estimular o uso do mesmo ambiente, como, por exemplo, o etanol, cujo uso deve ser estimulado.

Comentário geral

Lamentavelmente, o texto é fraco, insuficiente mesmo, pois não cumpre corretamente as exigências da proposta de redação.

Competências

  • 1) Apesar dos muitos erros e problemas como redundância, o texto se salva pela clareza da linguagem. O autor consegue expor o problema que gerou o tema da redação e apresentar propostas para solucioná-lo.
  • 2) O texto não é uma dissertação argumentativa. É simplesmente expositivo, sendo seus três primeiros parágrafos uma paráfrase dos fatos de que derivou a proposta de redação.
  • 3) Não existe uma argumentação, nem uma análise do problema. O autor se limita ao procedimento exposto no item 1.
  • 4) Se não há argumentação, não há recursos linguísticos para construí-la. Enquanto dissertação expositiva, no entanto, o texto é coeso, tem unidade e está organizado.
  • 5) As propostas são genéricas demais e sua realização não seria, na prática, tão simples como imagina o autor, no seu modo superficial de encarar o problema.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 440

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.