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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2019 Os ursos polares da Rússia e um dilema ecológico

Redação corrigida 380

O dilema ecológico

Inconsistente Erro Correção

Atualmente com o aquecimento global aumentado o aumento do aquecimento global, o ambiente mudou, assim como os animais também, isto também. Isso não só afeta os animais, natureza, animais e a natureza, como também nos afeta de uma forma significativa.

Quando usufruirmos usufruímos da natureza, estamos tirando algo que tem que se repor, normalmente este material repor. Normalmente, esse material, como a madeira, por exemplo, vai ser reposto, a árvore cresce, mas reposto: a árvore cresce. Mas não está sendo assim, não desfrutamos, mas abusamos, sem repor e até mesmo algumas empresas sem fiscalização fazem isso de forma totalmente ilegal.

A educação básica sobre reciclagem, sustentabilidade e afins é necessária, a necessária. A culpa não é só de quem abusa ilegalmente da estrutura das florestas, entre outros locais. Cidadãos são responsáveis pela saúde do planeta, jogar lixo onde tem que ser jogado deveria ser uma atividade universal. Muitos estão inconscientes não têm consciência sobre o estado atual do planeta e a alienação muda o comportamento de moradores fazendo agravar a situação com ações não saudáveis para à a Terra.

Tendo em vista os aspectos observados, deveríamos ter mais fiscais ambientais, fiscalização em empresas que liberam em grandes quantidades de CO2, campanhas para educação de jovens em relação a sustentabilidade e reciclagem. Pois só Pois, quando todo mundo se der conta do que podem pode perder, talvez seja tarde demais.

Comentário geral

Texto fraco, é genérico demais, limitando-se a tangenciar o tema e misturando diversos problemas ecológicos, sem atentar para as especificidades que eles podem ter.

Competências

  • 1) O autor tem dificuldades com a linguagem escrita. Ainda assim, é nesta competência que ele se sai melhor. Consegue expor com relativa clareza suas ideias. Mas notem-se as redundâncias, como a do verbo repor, ou do substantivo animais, sem falar numa qualificação como "ações não saudáveis", que demonstra limitação de vocabulário.
  • 2) O autor apenas tangenciou o tema, ao mencionar, muito de passagem, os animais. De resto, nenhuma menção ao episódio dos ursos polares. Para piorar, a compreensão dos problemas ecológicos é confusa, misturando-se aspectos específicos e gerais: problemas florestais, emissão de CO2, falta de educação e de fiscalização, etc.
  • 3) Não existe uma argumentação, mas algumas divagações sobre temas ecológicos, a partir das quais o autor extrai algumas sugestões genéricas (fiscalização, educação) para resolver o problema. Além de genérico, o texto é bastante superficial.
  • 4) Não há propriamente coesão entre os parágrafos, eles estão simplesmente justapostos e não concatenados. O que os une é apenas a temática ecoclógica.
  • 5) Além de sugestões genéricas, o texto se encerra com um lugar comum: quando o homem perceber a importância da ecologia talvez já seja tarde demais...

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 20
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 380

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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