Topo

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Maio/2019 O que é mais importante para vencer na vida?

Redação corrigida 880

Povo que anda com fé

Inconsistente Erro Correção

Conforme os dicionários brasileiros, pode-se compreender Os dicionários da língua portuguesa definem que a fé consiste em uma convicção intensa e persistente em algo abstrato que, para a pessoa que acredita, se torna verdade. A fé é algo possível a todos, uma vez que não corresponde a um bem que se precisa adquirir antes: para ter fé, basta - de fato - acreditar! Assim sendo, quando uma pessoa deseja melhorar de vida, a fé, dentre os itens mencionados na pesquisa divulgada pela ONG Oxfam Brasil, é o item mais rápido de ser acionado e ser desenvolvido, mesmo desenvolvido. Mesmo que não seja o único responsável pela mudança e ainda possa mudança, ainda assim pode ser uma força motivadora durante o processo.

Ter estudos, saúde, trabalho, dinheiro, aposentadoria, apoio financeiro da família, cultura e lazer, enfim, todos esses itens, em algum momento, dependerão de outros fatores e pessoas para obter e desenvolver serem obtidos e desenvolvidos. Pode Pode-se depender de políticas públicas, de bens familiares, de oportunidades de emprego geradas pelas empresas, da natureza. Ter fé depende apenas da capacidade individual de "plantar" esperança no presente presente, independentemente das circunstâncias deste de suas circunstâncias. E não se pode negar que a realidade de muitos brasileiros carece de recursos.

Pode-se pensar que ter fé na mudança de vida (e independentemente de qual religião a pessoa seja) é o primeiro passo, mas não significa que o sujeito indivíduo em questão não irá acionar outros itens que irão ajudá-lo nesse processo de mudança. Na religião cristã, é ensinado que a fé sem ações "é morta", perde o sentido de existir. De fato, alguma atitude no mínimo é necessária para mudar a realidade pessoal: para pedir ajuda ou auxílio e mesmo que seja para ganhar algo, é necessário se identificar como ganhador, alcançar o "prêmio" e utilizá-lo de alguma forma.

A convicção na melhora de vida vida, conforme há esforço para tal tal, também pode ser entendida como uma força motivacional, necessária para manter o sujeito focado a pessoa focada durante as dificuldades que poderão surgir. Aprimorar Aprimorar-se nos estudos, buscar um trabalho melhor, ir atrás dos direitos para a aposentadoria nem sempre são atividades simples, requer requerem persistência, paciência na própria evolução, para as quais são necessários é necessário controle emocional e mental, os quais podem ser beneficiados pela fé.

Segundo o escritor latino Publilius Syrus que viveu antes de Cristo: "Bis vincit qui se vincit", ou seja, vence duas vezes quem vence a si mesmo. Nos dias atuais, superar a própria realidade continua a ser uma grande vitória, uma conquista louvável. Para tal, pode-se contar com a fé, a qual é uma força popular e gratuita.

Comentário geral

Texto muito bom, prejudicado apenas por questões pontuais comentadas a seguir.

Competências

  • 1) Em termos de linguagem o texto é bom, mas tem uma grande quantidade de problemas pontuais corrigidos em verde. O uso recorrente de "item" e "itens" denota pobreza de vocabulário e as coisas às quais eles se referem não são simples itens de uma lista.
  • 2) O autor compreendeu a proposta e desenvolveu um texto dissertativo. Poderia ter sido mais sintético, pois a prolixidade torna a redação um pouco redundante.
  • 3) A argumentação é consistente. O autor defende a ideia de que a fé é o primeiro elemento para alguém ter sucesso, esclarecendo que ter fé não significa deixar de lado outros fatores necessários, como estudo, trabalho, etc.
  • 4) Há coesão e coerência no texto, conquanto o autor dispense o uso de recursos coesivos para construir sua argumentação.
  • 5) O último parágrafo é dispensável, pois o anterior já havia formulado a conclusão. É interessante a citação de Publilius Syrus, mas ela implica uma outra questão, a do autodomínio, que não se confunde com a fé, nem com a fé em si mesmo.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 200
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 200
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 160
Nota final 880

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.