Topo

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2019 Os ursos polares da Rússia e um dilema ecológico

Redação corrigida 480

Proezas da humanidade, até que ponto chegaremos?

Inconsistente Erro Correção

Evidentemente, o aquecimento global tem trazido grandes problemas para todas as espécies que habitam o planeta terra Terra. Com a inconsequência ou falta de conhecimento da humanidade durante toda a sua existência, vinda através das diversas tecnologias que estão presentes no cotidiano, o controle inteligível dos humanos está se dissipando e a antítese da criação que hoje torna-se destruição, tem destruição tem se mostrado cada vez mais presente, por isso presente. Por isso, remediar situações como a ora proposta, é proposta é um processo natural tendo em vista que que, com o aquecimento das geleiras, há uma drástica diminuição da área de caça dos ursos polares, representando 13% por década, ou seja, por instinto, a espécie começa a encontrar nos humanos sua alimentação.

A situação dos ursos polares nas regiões árticas não é singular, existem diversas outras cadeias alimentares que já estão sendo prejudicadas com o aquecimento global e a falta de território, como no estado do Paraná, Brasil, que apresenta um preocupante quadro de invasão por parte das onças na residência dos habitantes da região, ou melhor, de invasão dos habitantes no território das onças.

Para solucionar este esse tipo de problema, algumas instituições precisam unir suas forças. Geólogos necessitam mapear regiões afastadas da civilização que ofereçam condições para a migração de algumas cadeias alimentares. A polícia ambiental deve atentar-se com atentar para o tamanho dos territórios destinados à preservação ambiental, e garantir que sua delimitação seja cumprida respeitada, além de auxiliar a população a remediar os ocasionais ataques, fazendo com que a situação seja o menos desconfortável possível, tanto para os animais, quanto para os humanos. A população deve sempre procurar a ajuda de um órgão responsável, nunca sacrificando o animal. E ao poder legislativo, cabe a persistência na proibição do sacrifício desses ursos, ou qualquer outra espécie, que por irresponsabilidade humana, encontram-se sem habitat.

Pode-se, também, transportar uma parte da população das áreas afetadas, para outros locais fora de risco. Para que isso aconteça, o governo precisa remunerar essas famílias para que essa resolução seja viável. Para que isso seja viável e aconteça, o governo precisa remunerar essas famílias. Esta Essa é uma medida temporária, mas perante ao o desespero e constante coesão que a população vem vivenciando, a mediação extremista do problema pode representar o bem-estar de alguma parte da massa.

Comentário geral

Texto fraco, marcado pela prolixidade e por ambiguidades, que parecem servir para disfarçar a falta de uma reflexão mais aprofundada sobre o tema. Além disso, estruturalmente, o texto não é uma dissertação argumentativa.

Competências

  • 1) Prolixidade e ambiguidade (assinaladas em vermelho) prejudicam a redação no quesito linguagem. Entre outros exemplos de expressões ambíguas ou confusas, pode-se citar: a) "controle inteligível"; b) "migração de cadeias alimentares"; c) "constante coesão" (no último parágrafo). O problema de linguagem reflete diretamente em problemas de conteúdo.
  • 2) Houve alguma compreensão do tema, mas o texto tem caráter mais expositivo do que argumentativo. O autor repete a exposição do problema apresentado no tema e na coletânea com suas próprias palavras, para depois fazer sugestões de intervenção. Fica faltando uma argumentação propriamente dita.
  • 3) Não há argumentação e ainda há confusão na exposição dos fatos. A julgar pelo exposto no segundo parágrafo, o problema das onças parece se estender por todo o estado do Paraná, o que não é verdade.
  • 4) O texto é relativamente coeso: os dois primeiros parágrafos expõem o problema e os dois últimos sugerem soluções, mas isso também é prejudicado pela falta de estrutura argumentativa do texto.
  • 5) As sugestões do terceiro parágrafo são genéricas, mas aceitáveis. No entanto, no quarto parágrafo os trechos em vermelho são incompreensíveis. É difícil dizer o que o autor entende por "coesão", mas certamente não é o que a palavra significa em português. De resto a última frase não faz o mínimo sentido.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 480

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.