Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2019 Os ursos polares da Rússia e um dilema ecológico

Redação corrigida 480

Um conflito em meio a um problema ambiental

Inconsistente Erro Correção

Um dilema ecológico nos faz refletir sobre uma situação antagônica: como conviver em harmonia em meio a animais silvestres e sem afetá-los. afetá-los? Fica evidente que a insegurança próximo próxima a locais com animais silvestres, provocam silvestre provoca nas pessoas uma sensação de pânico. Porém, problemas ecológicos são pontos que podem ser elencados para exemplificar o motivo desse conflito, entre eles conflitos. Entre eles, podemos citar o derretimento das geleiras do polo norte e o deslocamento de Ursos ursos polares para zonas populacionais habitadas.

Em primeiro lugar, é fato que a natureza possue possui alguns ciclos, entre eles os quais está o da cadeia alimentar. Quando há um uma interrupção nestes neles, fatores corroboram para um uma possível extinção ou mudança de hábito desses animais. O derretimento de geleiras polares provocam uma certa provoca a migração, por necessidade de sobrevivência, de ursos polares, gerando conflitos entre pessoas e animais. É importante frisar que tais acontecimento contribuem para a extinção desses animais, que atualmente passam por isso.

Por conseguinte, cria-se uma sensação de insegurança e exposição das pessoas que se tornam imersos nesse conflito social. O Do simples fato do derretimento das geleiras emerge uma situação de medo causada pela emigração desses animais silvestres. Com isso, pode se evidenciar que o problema parte mais de um viés ecológico, acometido do derretimento das geleiras, e torna como consequência o conflito e a sobrevivência.

Portanto, fica claro o extinto instinto de sobrevivência por parte dos animais. E logo, a importância de investimentos do governo nessas áreas no intuito de deslocar esses animais para lugares próprios de seu habitat. Com isso coibiria numa diminuição de seriam coibidos os ataques às pessoas e consequentemente a diminuição de conflitos entre cidadãos e animais. Para isso vale-se de priorizar a segurança das pessoas e a não extinção dos ursos polares.

Comentário geral

Texto fraco. O autor procura disfarçar, por meio de uma linguagem obscura, sua falta de ideias adequadas ao desenvolvimento do tema.

Competências

  • 1) Em termos de linguagem, o texto se salva de uma nota menor, porque se vê que o autor sabe combinar as palavras de acordo com as regras gramaticais, em especial com as normas da sintaxe. Mas o texto é ambíguo e obscuro. Dá a impressão de que o autor se aproveita dessa obscuridade e ambiguidade para disfarçar a ausência de ideias.
  • 2) Como dissertação, o texto é profundamente redundante. Veja-se que, logo no começo, o autor diz que um "dilema ecológico" nos faz refletir sobre uma "situação antagônica". Ora, as duas expressões remetem ao mesmo fato: o problema dos ataques dos ursos. Igualmente, no último parágrafo, o autor sugere uma ação que diminuiria o "ataque" e os "conflitos". Ora, os conflitos são precisamente os ataques.
  • 3) Há inúmeros equívocos conceituais e afrimações disparatadas. A ideia de que a "insegurança" gera "pânico" é uma constação do óbvio. As cadeias alimentares não são propriamente "ciclos" da natureza. Não se pode definir ataques de ursos a seres humanos como um "conflito social". Quando há uma quebra de um elo da cadeia alimentar cria-se um desequilíbrio. A própria quebra do elo é o que o autor chama equivocadamente de "fatores" geradores do desequilíbrio. O derretimento das geleiras devido ao aquecimento global também não é "um simples fato". O "problema parte de um viés ecológico"? Evidente, trata-se de um problema ecológico. Grande parte da argumentação caracteriza-se pelo estilo "Rolando Lero".
  • 4) O autor sabe manejar as palavras e organizá-las num texto. Contudo, trata-se de um texto quando muito mediano, dada a insuficiência do conteúdo.
  • 5) Sugerir que se levem os ursos para o seu habitat é a demonstração de que o autor não entendeu o problema. As geleiras que estão derretendo são o habitat dos ursos. Quando elas derretem, o habitat desaparece. Logo, não há como levar os ursos para lá.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 480

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.