Topo

Biografias

Anders Celsius Astrônomo e físico sueco

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

19/11/2009 01h28

Anders Celsius foi professor da astronomia na Universidade de Uppsala. Sua investigações astronômicas foram reunidas nas obras "Novo método de determinação da distância do Sol à Terra e Sobre observações para a determinação da configuração da Terra".

Também se devem a Celsius importantes observações sobre o fenômeno da aurora boreal, que ele apresentou em uma monografia publicada no ano de 1733 (o cientista observou 316 auroras boreais). Celsius supervisionou a construção do Observatório Astronômico de Uppsala, do qual foi nomeado diretor em 1740.

O astrônomo também participou, de 1736 a 1737, de uma expedição científica à Lapônia (organizada pela Academia de Ciências de Paris e dirigida por P. L. Maupertius e A. C. Clairaut), cujo objetivo era medir um arco de meridiano. A medição, entre Pello, ao norte, e Tornea, ao sul, indicou uma amplitude de 57'30'', ligeiramente inferior a um grau.

Dentre outros méritos, essa expedição concluiu que a teoria de Isaac Newton, de que a Terra se achatava nos pólos, estava correta.

Nova escala termométrica

A maior contribuição de Celsius, no entanto, foi a invenção do termômetro centígrado.

Em 1742, Celsius apresenta à Academia das Ciências da Suécia seu relatório sobre a nova escala termométrica, subdividida em cem partes, na qual os pontos de fusão e de ebulição da água eram indicados por 100 e 0, respectivamente.

A escala termométrica de Celsius é posterior às escalas de Fahrenheit, proposta em 1724, e de Réaumur, de 1730.

Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional