UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Biografias

Compositor russo

Mili Alekseievitch Balakirev

2 de janeiro de 1837, Nijni Novgorod (Rússia)
29 de maio de 1910, São Petersburgo (Rússia)

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

Reprodução

Reprodução

Balakirev fez das canções folclóricas russas a fonte de suas composições

Mili Alekseievitch Balakirev estudou música em Moscou e em sua cidade natal. Em 1865 foi para São Petersburgo, onde durante mais de meio século exerceria grande influência nos meios musicais.

Balakirev aprendeu com o compositor Mikaíl Ivánovich Glinka a instrumentar canções folclóricas russas, chegando a superar seu mestre. Sua inclinação pelo orientalismo na música é equilibrada pela admiração que sente por compositores ocidentais, como Chopin, Schumann, Berlioz e Lizst.

Em 1858, Balakirev inicia a composição de músicas de cena para o "Rei Lear", de Shakespeare, trabalho concluído em 1902. Os poemas sinfônicos "Rússia" e "Tamara" são obras-primas - e não fica muito atrás a fantasia para piano "Islamey".

Balakirev usa com freqüência melodias populares. É o responsável pela preferência dos seus discípulos - Borodin, Mussorgsy e Rimsky-Korsakov - por motivos orientais e foi o pensador profundo no chamado Grupo dos Cinco. Durante sua longa vida meditou muito e compôs pouco.

Enciclopédia Mirador Internacional
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host